O Brasil superou o sufoco deixado pela derrota para a Espanha na 2ª rodada da fase de grupos e conseguiu se classificar para a próxima etapa da Copa do Mundo de Basquete ao derrotar a Costa do Marfim por 89 a 77 na manhã desta quarta-feira (30).
O jogo começou equilibrado e com a seleção africana abrindo uma vantagem de cinco pontos. Do outro lado da quadra, Yago dos Santos foi o responsável por manter o Brasil vivo ao longo do primeiro quarto com duas bolas de três. Ainda assim, o primeiro período terminou com a Costa do Marfim em vantagem por dois pontos.
Na sequência, os brasileiros conseguiram arrumar a defesa e evitar os turnovers, além de serem mais efetivos no ataque, com Yago chegando a 19 pontos e 100% de aproveitamento na linha dos três pontos, passando à frente no placar e obrigando o técnico adversário a pedir dois tempos.
Heart over height. ❤️🔥
Yago Santos is on a mission today, 19 points at halftime (5-5 from three). #FIBAWC x #WinForBrasil 🇧🇷 pic.twitter.com/fM82hCu4i1
— FIBA Basketball World Cup 2023 🏆 (@FIBAWC) August 30, 2023
A seleção sul-americana chegou a abrir oito pontos de vantagem, mas saiu para o intervalo com uma vantagem de apenas quatro, com o jogo ainda em aberto.
Brasil domina o jogo
O terceiro quarto foi quando o Brasil dominou de vez o jogo contra a Costa do Marfim, chegando a abrir mais de 15 pontos de vantagem. Depois de mais um tempo técnico, a seleção africana conseguiu diminuir a diferença, mas não chegou a encostar no placar.
O último quarto começou truncado, com a seleção brasileira marcando apenas dois pontos de lance livre nos primeiros quatro minutos. A Costa do Marfim não marcou, mas conseguiu forçar turnovers dos adversários, que acarretaram em um grande número de faltas e, portanto, a linha de lance livre para os costa-marfinenses.
De ponto em ponto, os africanos conseguiram encostar no placar e fazer a desvantagem cair para apenas três pontos, obrigando o técnico Gustavo de Conti a pedir um tempo para frear a reação dos adversários.
Após respirar um pouco e ouvir novas orientações, o Brasil voltou para a quadra, acertou o ataque e, nos últimos três minutos de jogo, conseguiu voltar a ter uma vantagem superior a 10 pontos até o apito final.
Com o resultado, o Brasil se classificou pelo grupo G e aguarda o resultado do jogo entre Espanha e Irã para definir 1º e 2º lugar. Na próxima fase, que começa a partir de sexta-feira (1º), ambas as seleções estarão no grupo L com Canadá e Letônia.
Yago dá o nome com duplo-duplo e bolas de três
Yago dos Santos foi o principal nome da seleção brasileira em quadra contra a Costa do Marfim. O jogador anotou um duplo-duplo de 24 pontos e 12 assistências, além de seis rebotes na defesa.
With love, Yago 💌#FIBAWC x WinForBrasil 🇧🇷 pic.twitter.com/BsmPgHBhlV
— FIBA Basketball World Cup 2023 🏆 (@FIBAWC) August 30, 2023
O dono da camisa 2, que foi dispensado pelo Chicago Bulls após a Summer League da NBA, ainda conseguiu boas tabelas com Gui Santos e Bruno Caboclo no ataque e um ótimo aproveitamento na linha dos três pontos: foram cinco acertos em seis tentativas.
Siga o Quinto Quarto nas redes sociais!
Twitter
Facebook
Instagram