Copa do Mundo de Basquete: Canadá atropela Letônia com recorde de Shai

Paola Zanon | 29/08/2023 - 12:40

O Canadá atropelou a Letônia no jogo válido pela 3ª rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de Basquete e se classificou em primeiro lugar pelo grupo H.

Na manhã desta terça-feira (29), os canadenses entraram em quadra ainda apagados, mas acabaram acordando e derrotando os letões por 101 a 75.

No primeiro quarto, o jogo parecia se encaminhar por um completo domínio da seleção europeia, que fechou a primeira etapa com 10 pontos de vantagem, aproveitando principalmente os erros dos adversários norte-americanos.

LEIA TAMBÉM:

+ Copa do Mundo de Basquete: Canadá atropela o Líbano em performance histórica

++ Copa do Mundo de Basquete: armador do OKC brilha e Canadá atropela a França

A postura do Canadá mudou a partir do segundo quarto, quando conseguiram diminuir a vantagem para apenas cinco pontos e obrigaram o técnico letão a pedir um tempo —mas não foi suficiente. Os canadenses conseguiram virar o jogo e saíram para o intervalo com um ponto de vantagem no placar de 43 a 42.

Na volta para o terceiro quarto, o Canadá mostrou toda sua superioridade e chegou a abrir 10 pontos de vantagem, mas a Letônia esboçou uma reação, diminuindo a diferença para apenas um ponto com cinco minutos de período pela frente —novamente se aproveitando dos erros dos adversários e forçando contra-ataques.

Antes do final do terceiro quarto, a seleção de Dillon Brooks e Shai Gilgeous-Alexander conseguiu acertar as jogadas, recuperando a vantagem de 10 pontos. O jogador do Oklahoma City Thunder, inclusive, chegou a marcar 16 pontos apenas neste período.

O último serviu apenas para o Canadá confirmar sua superioridade e a classificação como líder isolado do grupo H, abrindo mais de 20 pontos de vantagem.

Shai Gilgeous-Alexander bate recorde pelo Canadá

Cestinha da partida com 27 pontos, o astro do OKC ainda anotou seis rebotes e seis assistências, fechando a fase de grupos com médias superiores a 20 pontos, cinco rebotes e cinco assistências.

Com isso, Shai se tornou o primeiro jogador da história a ter esses números de média nas três partidas da fase de grupos da Copa do Mundo de Basquete.


Siga o Quinto Quarto nas redes sociais!
Twitter
Facebook
Instagram

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.