Na manhã desta quinta-feira (29), a Espanha conseguiu sua segunda vitória nos Jogos Olímpicos de Tóquio ao derrotar a Argentina por 81 x 71, na Saitama Super Arena. Com o resultado, os espanhóis garantiram a classificação para as eliminatórias do basquete. Por outro lado, os argentinos precisam de uma combinação de resultados para beliscar uma vaga entre os melhores terceiros. A partida marcou a reedição da da Copa do Mundo, em 2019.
Conteúdo
ASSISTA AOS MELHORES MOMENTOS DE ESPANHA X ARGENTINA
https://www.youtube.com/watch?v=mMoLMR7k0yk
1º QUARTO: DOMÍNIO DOS HERMANOS
Liderada por Nicolás Laprovittola, a Argentina começou muito bem a partida. Assim, conseguiu impor seu ritmo e aproveitou a fragilidade defensiva da Espanha para abrir 12 x 3 nos primeiros minutos. Entretanto, após um pedido de tempo do técnico Sergio Scariolo, La Família voltou melhor e nivelou o placar.
Apesar da reação adversária, os “hermanos” conseguiram vencer os primeiros 12 minutos por 25 x 20.
2º QUARTO: APAGÃO ARGENTINO
Contrapondo ao início de jogo muito forte, os argentinos não conseguiram jogar basquete no 2º quarto. Desta forma, sem criatividade ofensiva, foram apenas nove pontos somados no período.
Diante disso, os espanhóis aproveitaram o apagão adversário para crescer na partida. Assim, bastaram cinco minutos para assumirem a dianteira do placar – principalmente com jogadas dentro do garrafão. Com efeito, a Espanha foi ao intervalo vencendo por 40 x 34.
3º QUARTO: MANUTENÇÃO DA VANTAGEM
Mais confiante após um 2º quarto avassalador, La Família manteve o ritmo no 3º período. Desta forma, com pontos importantes de Ricky Rubio, a Espanha ampliou ainda mais a vantagem construída.
Por outro lado, a Argentina melhorou sua atuação e conseguiu se manter na partida. Laprovittola voltou bem e contribuiu para a desvantagem ficar em oito pontos.
4º QUARTO: VITÓRIA SEM SUSTOS
Sem grandes esforços, os europeus conseguiram administrar bem a partida até o final. Além disso, a vantagem que era de oito pontos, chegou a ser de 14 na metade do quarto. Enquanto isso, os sul-americanos – sempre atrás do placar – não conseguiram assustar os adversários.
Por fim, o duelo entre Espanha e Argentina também marcou o encontro de dois pivôs veteranos. Assim, Pau Gasol e Luís Scola – ambos com 41 anos – devem estar em suas últimas Olimpíadas. Além disso, foram bem na partida com nove e 13 pontos, respectivamente.
Contudo, o grande destaque individual – mais uma vez – foi Rubio. Desta maneira, armador espanhol bateu seu recorde pela seleção, anotando 26 pontos. No entanto, apesar da derrota, o cestinha do jogo foi Laprovittola. O armador argentino somou 27 pontos.
🇯🇵 #Tokyo2020 | Los MEJORES de #LaFamilia en la reedición de la final de la Copa del Mundo 2019‼️
✅ @rickyrubio9
✅ @MarcGasol
✅ @paugasol #SomosEquipo pic.twitter.com/sSaPzU9orQ— Baloncesto España (@BaloncestoESP) July 29, 2021
ESPANHA X ARGENTINA – E AGORA?
A Espanha, que já havia vencido o Japão na 1ª rodada, garantiu sua classificação no grupo C. Agora, La Família duela contra a Eslovênia – que também tem duas vitórias – para decidir o 1º colocado. Com isso, as equipes se enfrentam neste domingo (1), às 5h20 (horário de Brasília).
Já a Argentina precisa vencer o Japão, também neste domingo, à 1h40. Em uma situação delicada, os “hermanos” ainda sonham com um terceiro lugar classificatório.
Foto destaque: Divulgação/Federação Espanhola de Basquete