NBA: Lonzo Ball fará nova cirurgia e corre risco de ficar até 33 meses sem jogar

Pedro Rubens Santos | 16/03/2023 - 19:52

Lonzo Ball, armador do Chicago Bulls, precisará passar por uma nova cirurgia no joelho, informou Shams Charania, repórter do ‘The Athletic’. A expectativa é que ele perca boa parte, ou talvez toda a temporada 2023-24 da NBA.

Este será o terceiro procedimento do jogador no mesmo local. Já se passou mais de um ano desde a última vez que ele entrou em quadra, em janeiro de 2022.

Diagnosticado com uma ruptura do menisco, ele operou em setembro e foi listado como indisponível para toda a temporada atual.

A notícia inicialmente pode soar como um choque para aqueles ansiosos pelo retorno do armador, mas há otimismo que a nova cirurgia salve sua carreira.

No cenário de recuperação mais longo, Ball totalizará 33 meses sem uma partida oficial de basquete. Ele já está ausente das quadras há 14 meses e, se perder de fato toda a próxima temporada, só atuará novamente quando os jogos retornarem, em outubro de 2024.

O prognóstico é assustador, mas para quem correu o risco de precisar encerrar a carreira precocemente, pode ser encarado como um sopro de esperança — ainda que bastante distante.

A saga da lesão de Lonzo Ball

Foi no dia 14 de janeiro de 2022 que Lonzo Ball rompeu o menisco, em uma partida contra o Golden State Warriors. Foi necessária uma cirurgia, e a previsão inicial de recuperação era de seis a oito semanas, mas ele não conseguiu voltar a jogar desde então.

Quando se machucou, o armador viu o rendimento da equipe, então líder da Conferência Leste, cair drasticamente. No momento da lesão, os Bulls tinham uma bela campanha de 27-13. Sem Ball, terminaram na sexta posição, com 46-36, e acabaram eliminados na primeira rodada dos playoffs após perder a série contra o Milwaukee Bucks por 4 a 1.

Em setembro, ainda com dores no joelho esquerdo, Lonzo Ball encarou uma artroscopia. Cinco meses depois, a franquia anunciou que ele não retornaria na atual temporada.

— O foco para (Lonzo) Ball continuará sendo a resolução de seu desconforto e um retorno completo para a temporada 2023-24 — disse o Chicago Bulls, em comunicado oficial.

Agora, a situação sofreu mais um desvio, e a presença do camisa 2 já está ameaçada, inclusive para todo o ano de 2023 e adiante.

A carreira de Lonzo Ball

Ball tem 25 anos e foi draftado, sob muita expectativa, pelo Los Angeles Lakers com a segunda escolha geral do draft de 2017. Ele estudou e jogou pela UCLA, a Universidade da Califórnia.

Acabou trocado com o New Orleans Pelicans duas temporadas depois, no negócio que enviou Antony Davis para Los Angeles.

Após brilhar em seu ano mais produtivo da carreira na Louisiana, assinou um contrato de 4 anos e US$ 85 milhões com os Bulls, em agosto de 2021.

Desde então, conseguiu entrar em quadra apenas 35 vezes pela franquia de Illinois.

Escrito por Pedro Rubens Santos
Pedro Rubens começou a trabalhar na cobertura de futebol americano no site Torcedores.com e teve uma passagem de três anos pela ESPN, onde atuou também na produção digital. Foi repórter do Quinto Quarto até julho de 2023.