Por que LeBron James odeia este time da NBA

Antônio Henrique Pires Collar | 01/02/2024 - 17:34

A rivalidade entre Celtics e Lakers não será a única presente esta noite no TD Garden, em Boston. LeBron James será desfalque, mas encontrará novamente o time que mais vezes enfrentou desde que chegou à NBA. E a única que ele já declarou ódio publicamente – e em mais de uma oportunidade.

– Eu ainda odeio Boston, ok? Não entenda errado, todos nós odiamos Boston aqui – disse em entrevista durante o media day de 2022.

Não pense, no entanto, que isso começou quando o camisa 23 assinou com Los Angeles. A história de LeBron e Celtics como rivais teve início ainda na primeira passagem pelo Cleveland Cavaliers, entre 2003 e 2010. Não é errado afirmar, inclusive, que os celtas contribuíram para que ele tenha trocado a equipe de Ohio pelo Miami Heat.

Já foram 100 encontros entre os dois, sendo 59 pela temporada regular e 41 pelos Playoffs. A vantagem geral é do jogador, 58 a 42. Das 100, 65 partidas pelos Cavs, com 40 vitórias (23-13 na fase classificatória, 17-12 nos playoffs). Curiosamente, os Celtics foram o último time da Conferência Leste a eliminá-lo, em 2010. Ele chegou à decisão oito vezes consecutivas entre 2011 e 2018, tendo passado pelo maior rival em quatro ocasiões (2012, 2015, 2017 e 2018).

Se o craque odeia os rivais, o sentimento do torcedor de Massachusetts não parece muito diferente. Em 2022, durante o programa The Shop, do qual é produtor executivo, LeBron chegou a chamar os fãs celtas de racistas e comentou o tratamento que recebe.

– Porque eles são racistas pra caramba – disse, ao ser perguntado por que os odiava – Eles vão dizer o que quiserem, podem atirar algo em você, já jogaram uma cerveja em mim saindo do jogo. Eles devem ter uma camiseta “Dane-se, LeBron” para vender na loja do time – completou.

Encontros marcantes de LeBron e Celtics nos Playoffs

Playoffs de 2008
O primeiro encontro marcante entre LBJ e Celtics aconteceu na segunda rodada dos Playoffs de 2008. Com um trio formado por Kevin Garnett, Paul Pierce e Ray Allen, o time de Boston ganhou 66 jogos e fez a melhor campanha da temporada regular. Os Cavs ganharam 21 a menos, mas LeBron James foi o cestinha da liga com 30.0 pontos de média e no ano anterior tinha liderado a franquia à primeira final da história.

A série se arrastou por sete jogos e teve um desfecho épico a favor da equipe de verde. No confronto decisivo, LeBron terminou com 45 pontos e 6 assistências, mas Pierce anotou 41 e liderou a vitória por 97 a 92. O Boston Celtics terminou o ano como campeão ao derrotar o Los Angeles Lakers.

Playoffs 2010, o adeus
Dois anos mais tarde, James havia conquistado dois prêmios de MVP quando reencontrou seu algoz de 2008. Desta vez, o cenário havia se invertido ao seu favor, com os Cavaliers tendo terminado na primeira posição da Conferência Leste. Ainda assim, não foi suficiente para bater o trio celta, que levou a melhor em seis jogos.

Já havia rumores à época de que LeBron poderia deixar Cleveland caso não conquistasse o tão buscado título, e foi exatamente o que ocorreu. A cena dele tirando a camisa ao sair de quadra após a eliminação ficou marcada como um símbolo de sua saída da franquia. Dois meses depois, ele anunciou sua ida para Miami.

2012, a redenção
Acredite, mas existiu um tempo em que LeBron não era unanimidade na NBA. E um jogo contra os Celtics, em Boston, ajudou a mudar isso. Nos Playoffs de 2012, seu segundo pelo Heat, o duelo foi na final da conferência. Depois de perder na final para o Dallas Mavericks em 2021, James precisava dar uma resposta. Diferente dos tempos dos Cavs, agora ele tinha ao seu lado estrelas do calibre de Dwyane Wade e Chris Bosh e não havia espaço para duas temporadas fracassadas em sequência.

Na sexta partida da série, os Celtics venciam por 3 a 2 e tinham a chance de fechar a disputa em casa. O problema é que LeBron anotou 45 pontos, 15 rebotes e 5 assistências, com um aproveitamento de 73% nos arremessos de quadra. Com o primeiro título confirmado poucas semanas depois, o jogo do TD Garden ficou conhecido pela virada de chave na carreira do Rei.

2018, o time de um homem só
Dez anos depois do primeiro encontro na pós-temporada, LeBron estava de volta a Cleveland e já ostentava um currículo de três títulos. Ainda assim, o elenco daquele ano era precário, com sérios problemas ofensivos – além de James teve média superior a 12 pontos na série. Boston chegou a abrir 2-0, mas a decisão ficou para o sétimo confronto. Vitória dos Cavs fora de casa, com 35 pontos e 15 rebotes de LeBron.

Esta foi a primeira e única vez na história que os Celtics lideraram por 2-0 e não se classificaram. LeBron James foi o líder em média de pontos (33.6), rebotes (9.0), assistências (8.4) e bloqueios (1.1). Foi a última vitória dele pelo Cleveland Cavaliers, já que ao final da temporada assinou com os Lakers, onde atua desde então.

Números de LeBron James contra o Boston Celtics

Cleveland Cavaliers
Temporada regular: 23 vitórias e 13 derrotas
Playoffs: 17 vitórias e 12 derrotas (3 classificações, 2 eliminações)

Miami Heat
Temporada regular 6 vitórias, 7 derrotas
Playoffs: 8 vitórias e 4 derrotas (2 classificações)

Los Angeles Lakers
Temporada regular: 4 vitórias e 6 derrotas

Escrito por Antônio Henrique Pires Collar
Formado em jornalismo pela PUCRS e em Basketball Analytics pela Sports Management Worldwide. Com passagem de 6 anos e meio pela editoria de Esportes do jornal Zero Hora e do portal GZH, de Porto Alegre.