Após a eliminação para o Sacramento Kings no play-in, na noite de terça-feira (16), jogadores e técnico do Golden State Warriors temem a saída de Klay Thompson.
O ala-armador voltou para o quinteto titular na disputa por uma vaga nos playoffs, mas teve uma atuação irreconhecível e saiu de quadra sem marcar um ponto sequer. Thompson também não contribuiu para nenhum outro aspecto do jogo; foram apenas quatro rebotes e uma assistência em 31 minutos.
Os Warriors perderam por 24 pontos de diferença, em um de seus piores jogos no ano, e deram adeus à temporada 2023-24 da NBA. Mas a maior preocupação no momento é o futuro de Klay, que será um agente livre na offseason.
— Precisamos do Klay de volta, a presença dele significa muito pra gente na quadra, e eu falo por todo mundo no Golden State Warriors que queremos ele de volta. Definitivamente queremos e precisamos dele de volta, e espero que renovem logo seu contrato—, declarou Steve Kerr, durante a entrevista coletiva após a derrota.
Klay Thompson goes 0-of-10 shooting in Sacramento elimination game and exits to an unknown Warriors future. Here he is walking off the court. Largest GSW offseason question is whether he will wear this jersey again. pic.twitter.com/UEhaufsc0W
— Anthony Slater (@anthonyVslater) April 17, 2024
A situação de Thompson nos Warriors está indefinida desde o começo da temporada, quando se iniciaram as conversas sobre uma possível renovação. O jogador já aceitou até mesmo uma redução salarial para permanecer em São Francisco, mas ainda não há um acordo com o front office.
Green e Curry pressionam Warriors
O técnico da franquia não foi o único a fazer um apelo pela renovação do contrato de Klay Thompson; Stephen Curry e Draymond Green também foram contundentes em suas falas sobre o tetracampeão.
— Klay teve um ótimo ano, ele conseguiu virar a chave na temporada e impactar no time inúmeras vezes. Ele é um campeão, não é justo resumir 82 jogos numa única derrota. Quero continuar vencendo e sei que posso fazer isso com ele—, afirmou o armador.
A temporada de Thompson, no entanto, não foi tão boa quanto a declaração de Curry. O ala-armador teve uma média de 17,9 pontos por jogo —a menor desde 2012-13—, além de 3,3 rebotes e 2,3 assistências em 30 minutos.
O desempenho de Klay só melhorou quando Steve Kerr resolveu colocá-lo na reserva. Apesar dos protestos iniciais, o jogador aproveitou para “se provar” e mostrou ser um ótimo sexto homem, impactando o time de forma positiva quando saía do banco —essa foi a virada de chave mencionada por Steph.
— Assim como ele, todos nós tivemos grandes altos e baixos horríveis, é parte do trabalho e temos que aceitar, mas não podemos perder a confiança, e confiança é o Klay Thompson. Ele vai voltar mais forte—, concluiu Curry.
Draymond também saiu em defesa do amigo e falou sobre a lealdade que ele, Stephen e Klay sempre tiveram em relação à franquia.
— Eu tenho certeza que o front office e as pessoas que cuidam dos contratos vão tratar ele e o nosso núcleo do mesmo jeito que tratamos a franquia todos esses anos, sempre teve lealdade. Os dois lados têm decisões pra tomar, nosso trabalho não terminou—, disse o defensor.
Klay Thompson não apareceu para a entrevista coletiva após a derrota e eliminação dos Warriors.
