Antes de mais nada, San José Earthquakes, é um clube de futebol com sede no Estados Unidos. A saber, o time disputa a Major League Soccer em 2021 e conta com a iniciativa e criação de um novo estádio no McKalla Place, centro-norte de Austin, ainda para este ano.
O COMEÇO DO SAN JOSÉ EARTHQUAKES
O clube foi fundado em 1994, quando se tornou um membro fundador da MLS em 15 de junho. Assim, se juntou a Boston, Columbus, Los Angeles, Nova York / New Jersey e Washington, como os primeiros times na MLS. Dessa forma, entre novembro de 1994 e junho de 1995, Tampa Bay, Denver, Kansas City e Dallas foram adicionados como clubes e a equipe de San Jose foi designada para a Conferência Oeste.
Além disso, a equipe começou a tomar forma em 1º de agosto de 1995, quando um ícone do futebol da Bay Area, Peter Bridgwater, foi nomeado presidente e gerente geral do time. Ou seja, Bridgwater atuou anteriormente como proprietário e gerente geral da versão da Liga de Futebol Norte-Americana, atuando na Copa do Mundo de 1994 em São Francisco.
Ídolo do San José Earthquakes
Decerto, o clube recebeu um grande impulso, após a chegada do artilheiro da Seleção dos Estados Unidos, Eric Wynalda, em 23 de janeiro, apenas um dia depois de se tornar o maior artilheiro de todos os tempos na história da Seleção Americana.
Conquistas e Méritos
Assim sendo, em 1999, mudou o nome para o atual e foi com esse mesmo nome que conquistou a MLS Cup em 2001 e 2003 e a MLS Supporters’ Shield, em 2005. Na ocasião, os Quakes venceram os maiores rivais Los Angeles Galaxy por 4 x 2. Dessa forma, três anos depois derrotaria a equipe do Chicago Fire pelo placa de 2 x 1.
On this date in 2003, we earned our 2nd star.
Quakes legends ⭐️⭐️ pic.twitter.com/HVbBPlcK4T
— San Jose Earthquakes (@SJEarthquakes) November 23, 2021
Ascenção do San José Earthquakes
No final de 2005, o Earthquakes se muda de San Jose para a cidade de Houston, no estado do Texas, e muda também de nome, passando a se chamar Houston Dynamo. Além disso, as mudanças de cidade e nome trazem sorte ao time pois, logo em sua primeira participação na MLS Cup, em 2006, o Dynamo conquista o título após uma dramática decisão por pênaltis contra o New England Revolution.
2006: O RENASCIMENTO COMEÇA
Em 24 de maio, Lew Wolff, principal proprietário do Oakland Athletics, comprou uma opção exclusiva para adquirir um time da MLS e trazer o futebol profissional de volta à Bay Area. Sem dúvida, o diferencial foi a nomeação de David Alioto para guiar o setor executivo do San Jose Earthquakes.
O RETORNO DOS TERREMOTOS
TORCIDA E O SEU DIFERENCIAL
Em primeiro lugar, o clube evoluiu e surpreendeu desde o início da temporada, com um desempenho melhor e mais equilibrado. Ou seja, o time pecou na reta final e perdeu pontos. Além disso, a falta de estabilidade na competição custou a vaga no mata-mata da Conferencia Oeste. Além disso, a sequência não agradou a torcida. Afinal, o Quakes terminou apenas na 10ª posição na tabela. Dessa forma, o clube amargou resultados negativos.
Entretanto, os adeptos pouco se preocuparam com isso, e sempre estiveram no Avaya Stadium para apoiar. Embora, a classificação para as finais não tenha vindo o coach segue positivo. Isto é, o planejamento para as próximas temporadas tem sido equilibrado, e a chegada de novos reforços a equipe pode se tornar um adversário indigesto.
POR FIM, TIME BASE
Escalação:
A saber, os titulares do elenco atual de San Jose Earthquakes é:
Goleiros: Matt Bersano, Daniel Vega, James Marcinkowski, Emmanuel Ochoa.
Defesas: Oswaldo Alanís, Tanner Beason, Florian Jungwirth, Marcos López, Casey Walls.
Meio-campistas: Shea Salinas, Cristian Espinoza, Valeri Qazaishvili, Carlos Fierro, Eric Calvillo, Judson, Luis Felipe Fernandes.
Atacantes: Magnus Eriksson, Chris Wondolowski, Danny Hoesen, Jack Skahan, Andrés Ríos.
Técnico atual: Matías Jesús Almeyda.
Foto destaque: Reprodução/Getty Images