Em primeiro lugar, na última temporada o Los Angeles FC não conseguiu chegar no playoff da MLS. Por outro lado, já é uma franquia vitoriosa mesmo tendo apenas cinco anos de vida. Ainda assim, a dúvida que fica é se conseguem chegar mais longe nessa temporada? Só para ilustrar, em 2021 foi a primeira vez que a equipe não avançou para o playoff. Acima de tudo, a franquia tinha alguns dos mais qualificados jogadores. Em contrapartida, não pôde aproveitá-los com frequência devido a muitas lesões simultâneas. Como resultado, viveu mais baixos que altos. Por fim, a equipe foi ao mercado e manteve alguns jogadores chaves na formação do plantel que podem agregar na edificação da confiança desse grupo.
Conteúdo
Principais partidas do Los Angeles FC
- Eduard Atuesta: Desde já, foi um ano de grandes mudanças para o LAFC, com Eduard Atuesta saindo para o Palmeiras no inverno americano. Bem como, o meio-campista colombiano que esteve entre os XI melhores em 2019 e estava entre os melhores jogadores da liga na base do meio-campo no LAFC. Ademais, Ilie Sanchez foi contratado como free agency, enquanto alguns acreditam que Acosta preencherá o vazio no papel nº 6. Assim, com Atuesta e o técnico Bob Bradley (do Toronto FC) também saindo nesta offseason, o núcleo dessa temporada histórica de 2019 está praticamente acabado.
- Tristan Blackmon: A saber, Tristan Blackmon também era uma parte regular da equipe vencedora do Supporters’ Shield em 2019. Em suma, zagueiro americano foi selecionado pelo Charlotte FC no Expansion Draft e negociado com o Vancouver Whitecaps FC, onde ele se encaixará muito bem como zagueiro do lado direito dentre três defensores. Por fim, Blackmon fez 64 aparições com o LAFC.
Ao mesmo tempo, a direção não deixou de buscar reforços. Ainda mais, se quiser voltar a ser um contender na liga. Da mesma forma como foi na época ao buscar um time competitivo no início, nesta temporada os diretores repetiram o processo. Certamente, Acosta deve ser peça importante na engrenagem e Vela pode ser beneficiado com o talento do americano. Dessa forma, dentre os reforços, o LA buscou no mercado peças que podem ajudar no decorrer da temporada.
Principais aquisições do Los Angeles FC
- Maxime Crepeau: Encontrar um goleiro tem sido um problema para o LAFC desde que Tyler Miller saiu após sua histórica temporada de 2019, então o clube foi ao mercado e conseguiu um dos melhores da MLS. O internacional canadense Maxime Crepeau queria sair de Vancouver e o LAFC o adquiriu em uma negociação por US $ 1 milhão GAM.
- Franco Escobar: Em outra adição intra-liga, o LAFC adquiriu o zagueiro Franco Escobar do Atlanta United por até $ 600k GAM. Escobar passou 2021 emprestado ao Newell’s Old Boys da Argentina após três temporadas de enorme sucesso com Atlanta e fez 63 aparições na MLS, uma parte fundamental da equipe vencedora da MLS Cup da ATLUTD em 2018. O lateral direito deve se encaixar diretamente no XI inicial de Cherundolo.
- Ryan Hollingshead: Como parte de seu novo grupo, o LAFC adicionou Ryan Hollingshead em uma troca com o FC Dallas. Hollingshead fez 193 jogos pelo FCD e é considerado um dos melhores laterais esquerdos da liga, principalmente no sentido ofensivo. Ele e o internacional equatoriano Diego Palacios competirão por minutos, já que a posição se torna uma das forças do LAFC.
Acosta será o Robin para o Batman de Vela?
- Kellyn Acosta: Em contraste com a estratégia de recrutamento dos anos anteriores, o LAFC inclinou-se fortemente para o mercado comercial. Nenhum foi maior do que adicionar Acosta do Colorado Rapids por US$ 1,1 milhão GAM mais outros US$ 400 mil GAM em incentivos. O internacional dos EUA fez 79 jogos pelo Colorado, parte de 196 partidas da MLS entre FC Dallas e Colorado. Ele talvez seja o nº 6 ou nº 8 sob o comando do novo treinador Steve Cherundolo.
Certamente, o LAFC já chega como favorito em alguns confrontos, mas só para ilustrar, a mais nova franquia da liga, Charlotte FC, surpreendeu no início da temporada, portanto não há mais jogos fáceis. Por fim, o nível da liga aumenta todo ano, logo houveram contratações, mas não significa que essa temporada será simples para o LA se reerguer.
Atual plantel
- K. Acosta (Estadunidense)
- C. Arango (Colombiano)
- L. Blessing (Ganês)
- J. Cifuentes (Equatoriano)
- M. Crépeau (Canadense)
- E. Dueñas (Mexicano)
- F. Escobar (Argentino)
- M. Fall (Senegalês)
- J. Gaines (Estadunidense)
- F. Ginella (Uruguaio)
- D. Henry (Canadense)
- R. Hollingshead (Estadunidense)
- S. Ibeagha (Estadunidense)
- C. Jennings (Estadunidense)
- A. Leone (Mexicano)
- J. McCarthy (Estadunidense)
- J. Murillo (Colombiano)
- D. Musovski (Estadunidense)
- K. Opoku (Ganês)
- N. Ordaz (Estadunidense)
- D. Palacios (Equatoriano)
- B. Rodríguez (Uruguaio)
- T. Romero (Salvadorenho)
- E. Segura (Colombiano)
- I. Sánchez (Espanhol)
- I. Tajouri-Shradi (Libanês)
- C. Torres (Mexicano)
- M. Traore (Senegalês)
- C. Vela (Mexicano)

Calendário da MLS
*Todos os horários locais
- 05/2022
Colorado x LAFC (Dick’s Sporting Goods Park)
LAFC x Austin (Banc of California Stadium)
Columbus x LAFC (Lower.com Field)
LAFC x San Jose (Banc of California Stadium)
- 06/2022
Seattle x LAFC (Lumen Field)
LAFC x NYRB (Banc of California Stadium)
LAFC x Dallas (Banc of California Stadium)
- 07/2022
Vancouver x LAFC (BC Place)
LAFC x LA Galaxy (Banc of California Stadium)
Kansas City x LAFC (Children’s Mercy Park)
LAFC x Seattle (Banc of California Stadium)
- 08/2022
Salt Lake x LAFC (Rio Tinto Stadium)
LAFC x Charlotte (Banc of California Stadium)
LAFC x D.C. (Banc of California Stadium)
Austin x LAFC (Q2 Stadium)
- 09/2022
Dallas x LAFC (Toyota Stadium)
LAFC x Houston (Banc of California Stadium)
- 10/2022
Portland x LAFC (Providence Park)
Foto destaque: Divulgação/Kirby Lee/USA Today Sports