Mundial de Clubes: saiba quais times da MLS ainda disputam uma vaga na competição

Igor Ribeiro | 17/03/2023 - 16:23

Previsto para acontecer em 2025, o Super Mundial de Clubes vai sendo, aos poucos, definido. O novo formato, que reúne grandes clubes de cada continente, pode chegar a ter até quatro representantes da MLS – liga americana de futebol. Campeão da ConcaChampions em 2022, o Seattle Sounders já tem vaga garantida.  

Na temporada 2023 da ConcaChampions, que também proporciona ao vencedor uma classificação ao super Mundial de Clubes, dois times da MLS ainda sonham com uma vaga: Philadelphia Union e LAFC estão nas quartas de final da competição.  

O grande problema, para a atual temporada, é que as duas equipes estão no mesmo lado da chave e podem se enfrentar, caso passem por Atlas, do México, e Vancouver Whitecaps, do Canadá, respectivamente. Os jogos das semifinais acontecem nos dias 25 de abril e 4 de maio. Apenas uma das equipes avança.   

Vaga pela ConcaChampions 

Os campeões de quatro edições, entre 2021 e 2024, serão destaques no Mundial de Clubes 2025. O Monterrey, do México, e o Seattle Sounders, dos Estados Unidos, já estão no grupo dos classificados para a primeira edição do novo torneio. 

Antes de sonharem em conquistar a ConcaChampions, os times da MLS passam por quatro métodos distintos de qualificação: a Copa da MLS, Conferência Leste da MLS, Lamar Hunt U.S. Open Cup e a Equipe melhor colocada ainda não classificada.  

Na atual edição, em 2023, LAFC, Philadelphia Union, Orlando City e Austin FC entraram para a competição. Os dois últimos, no entanto, caíram nas oitavas de final ao serem superados por Atlas e Violette, respectivamente.  

Seattle Sounders garantido no Mundial 

O Seattle Sounders, dos Estados Unidos, foi a segunda equipe a garantir vaga entre os países da Concacaf – América do Norte, América Central e o Caribe. O time bateu o Pumas UNAM, do México, por 3 a 0 e acabou campeão na temporada 2022 da ConcaChampions. Os gols foram marcados por Raul Ruidíaz (2x) e Nícolas Lodeiro, que tiveram passagens pelo futebol brasileiro.  

O confronto, realizado no Lumen Field em Seattle, conseguiu outra marca expressiva: o recorde de público. Ao todo, 68.741 pessoas estiveram presentes na grande final e acompanharam de perto a conquista.  

Em 2025, o super Mundial de Clubes terá a edição inicial com 32 equipes no total e será realizada de quatro em quatro anos. O chaveamento será feito por grupos de quatro equipes, além de mata-mata na segunda fase – das oitavas até a final. Chelsea (ING), Real Madrid (ESP), Monterrey (MEX), Seattle Sounders (EUA), Al-Hilal (KUW), Al-Ahly (EGI), Wydad Casablanca (MAR) e Auckland City (NZL) já estão confirmados.