MLS luta por substituição temporária de atletas com suspeita de concussão

Igor Ribeiro | 08/03/2023 - 13:11

A Major League Soccer (MLS), liga norte-americana de futebol, tem pressionado o Conselho de Associação do Futebol (IFAB) por mudança em importante regra. A associação propõe que, jogadores com suspeita de concussão, fossem avaliados em um período maior. A substituição dos atletas seria temporária e, caso liberados pelos médicos, eles poderiam voltar à partida.

— O protocolo de substituição de concussão temporária proposto foi desenvolvido com os conselheiros médicos da MLS e permitiria que os profissionais médicos do clube conduzissem uma avaliação estruturada fora do campo de jogadores suspeitos de sofrer uma concussão –, declarou a liga, em comunicado oficial.

IFAB se mostra irredutível

O Conselho de Associação do Futebol (IFAB) é o órgão que regulamenta as regras do futebol e tem se mostrado irredutível para os testes que visam a substituição provisória. Ele alega que os jogadores, apesar dos testes, não teriam a segurança necessária para retornarem ao campo e poderiam ter lesões ainda mais graves, caso seguissem na partida.

MLS não vai desistir

A MLS, por sua vez, promete não desistir da alternativa e revela que vai trabalhar com outras ligas e órgãos, como a Premier League e a Ligue 1, para que possa pressionar o IFAB a testar substitutos temporários.

— Enquanto isso, continuaremos avaliando nossas opções enquanto trabalhamos com nossos jogadores e clubes na implementação de nosso atual protocolo de gerenciamento e avaliação de lesão na cabeça/concussão da MLS –, concluiu.