MLS: Conheça o brasileiro ex-Grêmio que se destaca no New York Red Bulls

Matheus Costa | 27/10/2023 - 10:47

A MLS foi tomada pelo “furacão” Lionel Messi desde sua chegada ao Inter Miami e atraiu uma legião de fãs para presenciar o futebol do argentino. No entanto, com o clube fora dos playoffs, muitos brasileiros estão prontos para fazer sucesso.

Um deles é um velho conhecido da torcida do Grêmio e que vem se destacando na temporada. Formado na base gremista, o jovem Elias Manoel se tornou parte importante do New York Red Bulls e mostrou isso durante a última partida equipe. Disputando o Play-In da Conferência Oeste, a brasileiro de 21 anos marcou três gols e guiou os Red Bulls para os playoffs na vitória de 5 a 2 contra o Charlotte FC.

Os gols de Elias guiaram o New York Red Bulls aos playoffs por mais um ano seguido, já que se trata de uma das equipes mais tradicionais do futebol norte-americano. Agora, a equipe irá enfrentar o Cincinnati FC, primeiro colocado da conferência e um dos grandes favoritos ao título na temporada.

VEJA TAMBÉM:

+ MLS: Com ou sem Messi? MLS divulga finalistas para o prêmio de MVP da temporada

++ Quando começam os playoffs da MLS? Saiba as datas e regras das finais

Elias Manoel: da Copa São Paulo a herói na MLS

Elias Manoel foi revelado pelas categorias de base do Grêmio e chamou bastante atenção na campanha da Copa São Paulo de Juniore em 2020, mas só subiu aos profissionais no conturbado ano de 2021, quando o tricolor gaúcho acabou sendo rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

Com um elenco reformulado, Elias ganhou espaço logo no início da temporada e foi bastante utilizado até o meio do ano. Em 30 jogos disputados, o rápido centroavante marcou sete gols e somou grandes atuações, atraindo interesse de times de fora do Brasil.

No meio do ano, o Grêmio, em uma situação financeira delicada, aceitou negociar Elias com o New York Red Bulls por empréstimo até o fim do ano de 2022, em uma negociação que incluiu uma cláusula de opção de compra que poderia ser ativada pelo clube norte-americano da MLS.

Foram apenas sete jogos no ano de 2022 pela equipe americana, mas os dois gols e uma assistências, com boas atuações, foram o suficiente para fazer com que New York Red Bulls mostrasse interesse em ficar com o jovem brasileiro em definitivo. Em janeiro, os clubes chegaram a um acordo e Elias foi vendido por 1,5 milhão de dólares (R$ 7,4 milhões na cotação atual), garantindo sua permaanência na MLS.

Escrito por Matheus Costa
Matheus Costa é jornalista, repórter e redator com passagens por MMA Brasil, LANCE!, O Dia, Yahoo! e outros. Sua carreira no jornalismo iniciou na cobertura do MMA, depois se expandindo para a cobertura do futebol e dos bastidores de televisão esportiva brasileira. Já cobriu in loco eventos de MMA, futebol, basquete e jiu-jítsu.