MLS: time da 2ª divisão faz venda milionária ao Benfica

Paola Zanon | 09/06/2023 - 11:59

A 2ª divisão da MLS, que se chama USL Championship, fez a primeira venda milionária da história da liga ao negociar o zagueiro Joshua Wynder com o Benfica, de Portugal.

O jovem de 18 anos, que é uma das promessas da seleção dos Estados Unidos para a Copa do Mundo de 2026, custou US$ 1,2 milhão (R$ 5,8 milhões) aos cofres do clube português, que nesta sexta-feira (9) anunciou Josh como parte de seu elenco para a próxima temporada.

Nos Estados Unidos, Wynder defendia o Louisville City, uma das maiores potências da 2ª divisão da MLS, e chamou a atenção de clubes mais tradicionais ao ser o capitão da seleção sub-19 do país.

Além do Benfica, o Philadelphia Union, da MLS, também havia sinalizado interesse pelo zagueiro, mas a proposta milionária dos portugueses acabou levando a melhor.

LEIA TAMBÉM:

+ Messi repete craques e vai jogar na MLS; veja lendas que atuaram nos EUA

++ MLS: qual será o salário de Lionel Messi no Inter Miami?

De acordo com o anúncio do clube europeu, Joshua chegará ao clube com o status de jogador reserva, tendo a oportunidade de conquistar seu próprio espaço.

— É um grande clube. Eu precisava de um clube que ajudasse no meu desenvolvimento, e o Benfica é um clube conhecido pelo trabalho realizado com os jovens e pela forma como ajuda no crescimento dos jogadores—, declarou a jovem promessa.

O Benfica foi o campeão da Primeira Liga, principal campeonato de futebol em Portugal, na temporada de 2022-23, ao somar 87 pontos com 28 vitórias em 34 rodadas.

2ª divisão da MLS

A USL Championship funciona da mesma forma que a Major League Soccer, tendo 27 equipes divididas entre as conferências Leste e Oeste, com 34 jogos realizados ao longo da temporada regular.

O Louisville City, time que foi a casa de Wynder, ocupa atualmente a 4ª colocação da Conferência Leste com seis vitórias em 12 rodadas, apenas uma a menos que o líder, Charleston Battery. No ano passado, o clube foi o líder da temporada regular da USL.

Diferentemente de todas as ligas de futebol pelo mundo, nos Estados Unidos não existe o sistema de rebaixamento para a 2ª divisão ou ascensão para o campeonato principal.

Ainda assim, as franquias da USL podem tentar uma vaga na MLS conforme seu próprio crescimento. Alguns exemplos de times que vieram da 2ª divisão são o Orlando City, Nashville e Cincinnati FC.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.