MLS 2023: conheça os favoritos ao título e os principais craques da disputa

Marcelo Cartaxo | 28/02/2023 - 06:00

A MLS (Major League Soccer) está de volta e promete ser ainda mais emocionante do que a temporada passada, quando o LAFC  garantiu o título em um dos jogos mais emocionantes dos últimos anos, contra o Philadelphia Union. Quem são os favoritos ao título? Quais os principais craques? Saiba tudo aqui!

No ano passado, a equipe da Pensilvânia vencia por 3 x 2 até os oito minutos de acréscimo do 2º tempo da prorrogação. Gareth Bale, então, marcou o gol mais tardio da história da competição, empatando a partida e levando a decisão para as penalidades, onde o Union foi derrotado sem converter nenhum pênalti. Apesar de a estrela do País de Gales ter se aposentado, a temporada 2023 da MLS reserva diversas outras emoções para o torcedor.

Gareth Bale comemora gol decisivo que ajudou o LAFC a chegar ao título
Kelvin Kuo-USA TODAY Sports/Sipa USA – Photo by Icon sport

A MLS vem crescendo ano a ano, tanto em termos de estrutura quanto de qualidade, apresentando disputas acirradas. O plano é que o campeonato chegue próximo de seu auge perto da Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos EUA, Canadá e México. A seguir, o Quinto Quarto preparou um guia do que o torcedor pode esperar da principal liga de futebol da América do Norte em 2023. Confira:

A média de gols da liga norte-americana

A Major League Soccer se tornou uma liga de muitos gols, com o atual campeão apresentando uma média de 2.14 por jogo, segundo o FootyStats. A impressionante marca não foi nem a maior da temporada passada. O vice-campeão Philadelphia Union jogou 37 partidas em 2022, marcando 79 gols e registrando uma média de 2.79 gols jogando em casa, marca que cai para 1.41 longe de seus domínios. O desempenho ruim fora de casa pode ter custado o título ao clube.

Afinal, como uma temporada é projetada?

Por se tratar de uma ciência não exata, prever o futuro campeão é complicado, mas levando em conta alguns fatores que citaremos aqui pode se ter uma noção do que está por vir.

O Los Angeles FC ganhou seu segundo título desde o ano que foi fundado, em 2014, mostrando que não precisa ser um veterano para chegar longe na disputa. Isso dá esperanças ao recém-criado Austin FC, fundado em 2019. O time tem a 4ª maior chance de vencer a MLS, segundo a projeção do site FiveThirtyEight.

Nos últimos oito anos, apenas um time foi campeão mais de uma vez na margem top 4 da tradicional projeção do site: o Seattle Sounders. Conquistando o título em 2016 e 2019, o time do estado de Washington ficou a duas temporadas de diferença de garantir o bicampeonato. Após o segundo título em menos de cinco anos, os últimos três campeonatos foram vencidos por três times diferentes: Columbus Crew em 2020, New York City FC em 2021 e Los Angeles FC em 2022.

Quais times são os favoritos ao título?

Segundo o site FiveThirtyEight, o favorito para vencer o título é o atual campeão LAFC, com 16% de chances, mas com uma diferença mínima, neste momento, para o vice Philadelphia Union. Caso a equipe californiana confirme o seu favoritismo, ela irá repetir o feito do rival LA Galaxy, de Landon Donovan, que levantou o caneco nas temporadas de 2011 e 2012.

Philadelphia Union aparece logo em seguida com 13% de probabilidade de vitória. O atual vice tem no futebol uma das principais oportunidades de vencer um título novamente para uma das cidades mais loucas por esporte do planeta — lembrando que, em questão de horas, os times da Philadelphia perderam a final da MLS e a World Series na última temporada, e meses depois, os Eagles foram derrotados pelo Kansas City Chiefs no Super Bowl.

Completa a lista de favoritos, o New York City, de Thales Magno, ex-Vasco, com 10% de chances de vitória.

Estrelas europeias

Apesar de Gareth Bale ter se aposentado, a MLS ainda conta com diversos craques de nível mundial. Começando pelo italiano Lorenzo Insigne, o jogador mais bem pago da MLS deve responder ao seu contrato de US$ 14 milhões por ano. Ele chegou na metade da temporada passada e, em 11 jogos, anotou seis gols e deu duas assistências. Caso leve Toronto aos playoffs, será difícil de ignorar Insigne quando as conversas para MVP começarem a surgir.

Seu compatriota e companheiro de time Frederico Bernadeschi também deve mostrar porque escolheu o Canadá para jogar futebol, sendo um jogador agressivo na ponta direita, além de possuir uma ótima perna esquerda.

Riqui Puig, jogador formado em La Masia, categoria de base do Barcelona, considerada uma das melhores do mundo, também desfila o seu talento atualmente na MLS. O espanhol se juntou ao Galaxy em 2022 e, desde então, tem mostrado o grande arsenal técnico que aprendeu em seus anos culés. Apesar de ter passado pouco tempo como titular em um dos maiores clubes do mundo, ainda assim há muita expectativa do que Puig pode fazer em Los Angeles.

Jayne Kamin-Oncea-USA TODAY Sports/Sipa USA – Photo by Icon sport

Imagem de destaque: SUSA / Icon Sport

Escrito por Marcelo Cartaxo
Marcelo Cartaxo é um estudante de jornalismo na Universidade Veiga de Almeida, cujo interesse e paixão pelo jornalismo esportivo o levaram a acumular experiências em várias plataformas renomadas. Sua trajetória inclui colaborações notáveis em veículos como Premier League Brasil, Minha Torcida, Esportelandia, Futebol na Veia e ShaftScore.