Estreia de Messi: tudo o que você precisa saber sobre a Leagues Cup

Igor Ribeiro | 21/07/2023 - 16:00

A Leagues Cup, torneio de futebol que reúne os times da MLS e da Liga MX, começa hoje nos Estados Unidos, com 45 equipes disputando uma vaga direta nas oitavas de final da Liga dos Campeões da CONCACAF 2024. 

O objetivo é promover o crescimento do esporte na região e oferecer uma vaga direta nas oitavas de final da Liga dos Campeões da CONCACAF 2024 para o campeão. 

O grande nome da competição é Lionel Messi, que assinou contrato com o Inter Miami e faz estreia nesta sexta-feira (21/7) contra o Cruz Azul. O duelo marca a primeira partida da equipe da MLS e o início do torneio.  

Quantos times disputam a Leagues Cup? 

A Leagues Cup será disputada entre os dias 21 de julho e 18 de agosto de 2023, com todos os jogos realizados nos Estados Unidos e no Canadá, nos estádios das equipes da MLS.  

Serão 45 times e 76 jogos no total, pois o Los Angeles FC, campeão da MLS 2022, e Pachuca, campeão da Liga MX com mais pontos somados entre Clausura e Apertura 2022, estarão classificados diretamente para a fase eliminatória. 

Leagues Cup: como começou e campeões 

A Leagues Cup teve início em 2019 como um torneio amistoso entre quatro equipes de cada liga, sendo vencido pelo Cruz Azul do México.  

Em 2020, o torneio foi cancelado por causa da pandemia da Covid-19, mas teve retorno em 2021 com o mesmo estilo e teve o Leon como grande campeão.  

Agora, em 2023, a competição ganha um novo formato e se torna oficial, com a participação de todos os times das duas ligas. 

Regra especial 

Os 45 times restantes foram divididos em 15 grupos de três, de acordo com o ranking de cada liga e um sorteio.  

Cada time jogará duas partidas contra os adversários do próprio grupo, com os dois primeiros se classificando para a próxima fase.  

Em caso de empate no tempo regulamentar, haverá disputa de pênaltis, com o vencedor recebendo um ponto extra. 

Fase final 

A fase eliminatória será composta por cinco rodadas de jogo único, com uma partida para definir o terceiro lugar. Se houver empate no tempo regulamentar, haverá disputa de pênaltis.  

O campeão, o vice-campeão e o terceiro colocado garantirão uma vaga na Liga dos Campeões da CONCACAF 2024, sendo que o campeão entrará diretamente nas oitavas de final. 

As rodadas da MLS e da Liga MX em 2023 serão paralisadas durante os dias da Leagues Cup, que terá transmissão exclusiva da Apple TV+, que fechou uma parceria com a competição.