Concachampions: LAFC vai à final e fica perto de duelo com brasileiros

Pedro Rubens Santos | 03/05/2023 - 17:12

O Los Angeles FC venceu o Philadelphia Union por 3 a 0, na noite desta terça-feira (2), e se classificou para a final da Liga dos Campeões da Concacaf, a ‘Concachampions’.

A eventual conquista do torneio garantirá o clube da MLS em duas edições do Mundial de Clubes: a de 2023 e a de 2025.

Na decisão, o LAFC terá pela frente Tigres ou León. As equipes mexicanas definem o classificado nesta quarta, em León. No jogo de ida, o Tigres venceu em casa por 2 a 1.

Além da vaga no Mundial de Clubes de 2023, o campeão da Concachampions também jogará a edição de 2025, o Supermundial da Fifa, que contará com 32 times.

Nessa primeira edição, dois clubes brasileiros já estão garantidos. Palmeiras e Flamengo, campeões da Libertadores em 2021 e 2022, respectivamente, vão representar a Conmebol no torneio mundial.

Outras equipes já classificadas para a edição 2025 são: Chelsea (Inglaterra), Real Madrid (Espanha), Al Ahly (Egito), Wydad Casablanca (Marrocos), Monterrey (México), Seattle Sounders (Estados Unidos) e Al Hilal (Arábia Saudita).

Se ficar com o título, o LAFC será o segundo time da MLS a chegar ao Mundial de Clubes. O Seattle Sounders esteve no Marrocos, em fevereiro deste ano, para a disputa, marcando a estreia de um clube dos Estados Unidos no campeonato.

Os Sounders acabaram derrotados na primeira partida, nas quartas de final, contra o Al Ahly, que avançou para pegar o Real Madrid.

Os gols do jogo desta terça, contra o Philadelphia Union, foram marcados por Timothy Tillman, Kwadwo Opoku e Denis Bouanga. A partida de ida havia terminado em 1 a 1.