COLUNAS

Brasileiros na MLS – O lado verde-amarelo do soccer

Brasileiros na MLS

Tida como a principal liga de futebol (soccer) dos Estados Unidos, a Major League Soccer surgiu em 1996. O campeonato, que conta também com equipes do Canadá, é disputado em dois estágios, tendo início em março e término em outubro de cada ano. Entretanto, o que muitos não sabem é que diversos brasileiros já passaram pela liga ou ainda compõem a MLS. Assim, nomes como Kaká, Fred, Fabinho, Michel e Kléberson já passaram ou ainda atuam pela liga.

História da Major League Soccer

A principal liga dos Estados Unidos nasceu ainda em 1996, após o país receber o direito de sediar a Copa do Mundo em 1988. Desse modo, o campeonato foi divididos em duas conferências sendo elas, Leste e Oeste. Sobretudo, a primeira edição aconteceu no mesmo ano, com um total de 10 clubes participando.

Assim, a Conferência Leste composta por Columbus Crew, DC United, New England Revolution, New York Metrostars, Tampa Bay Mutiny. Já na Conferência Oeste, Colorado Rapids, Dallas Bum, Kansas City Wizards, Los Angeles Galaxy e San Jose Clash.

Expansão na Major League Soccer

A saber, em 1998, a liga ampliou seu números de clubes participantes, saindo de 10 para 12 equipes, ao ser adicionado o Chicago Fire à Conferência Oeste e o Miami Fusion na Leste. Sobretudo, dois anos depois, o campeonato se reorganizou em conferências Leste, Central e Oeste. Assim, com a mudança, o Chicago, Tampa Bay, Dallas e Columbus foram movidos para a Central. Entretanto, na temporada de 2001, Miami Fusion e Tampa Bay Mutiny saíram.

Em 2014, a liga voltou a ter 12 equipes após a entrada na Conferência Oeste do Real Salt Lake e o Chivas USA, movendo o Kansas City para a Leste. Sobretudo, atualmente, o principal campeonato dos EUA é composto por 27 equipes. Desse modo, são elas:

  1. Atlanta United
  2. Austin
  3. Chicago Fire
  4. Cincinnati
  5. Colorado Rapids
  6. Columbus Crew
  7. DC United
  8. FC Dallas
  9. Houston Dynamo
  10. Inter Miami
  11. LA Galaxy
  12. LAFC
  13. Minnesota United
  14. Montréal Impact
  15. Nashville
  16. New England Revolution
  17. New York City
  18. NY Red Bulls
  19. Orlando City
  20. Philadelphia Union
  21. Portland Timbers
  22. Real Salt Lake
  23. San Jose Earthquakes
  24. Seattle Sounders
  25. Sporting Kansas City
  26. Toronto FC
  27. Vancouver Whitecaps

Brasileiros na MLS 2021

A princípio, 2021 é o ano com mais jogadores brasileiros no principal campeonato dos Estados Unidos. Além disso, de acordo com um levantamento da Major League Soccer, o Brasil é o país mais jogadores na competição, fora EUA e Canadá. A saber, a liga conta com 25 brasileiros atualmente, batendo seu recorde.

Goleiros e defensores brasileiros na MLS

Assim, a liga dispõem de dois goleiros brasileiros, o Carlos Coronel (jogador com 24 anos e atualmente veste a camisa do New York Red Bulls) e Phelipe ( com 22 anos e atualmente no FC Dallas).

Do mesmo modo, os defensores são: Bressan (com 28 anos e jogador do FC Dallas), Auro Jr. (com 25 anos e jogador do Toronto FC), Ruan (com 25 anos e jogando no Orlando City) e Antônio Carlos (com 28 anos e atuando pelo Orlando City).

Meio-campistas e atacantes

Contudo, os meio-campistas são 11. Dessa forma, Artur (com 25 anos e jogando pelo Columbus Crew), João Paulo (com 30 anos e atualmente no Seattle Sounders), Caio Alexandre (com 22 anos  atualmente no Vancouver Whitecaps), Júnior Urso (com 32 anos e jogando pelo Orlando City), Judson ( com 27 anos, atualmente no San José Earthquakes), Gregore (com 27 anos, atualmente no Inter Miami FC).

Bem como Matheus Rossetto (com 24 anos e jogando no Atlanta United), Felipe Martins ( com 30 anos jogador do D.C United), Everton Luiz (com 32 anos e jogador do Real Salt Lake City), Ilsinho (com 35 anos jogando pelo Philadelphia Union) e Maciel (com 21 anos e atuando pelo New England Revolution).

Por fim, os atacantes são: Brenner (com 21 anos e atualmente no FC Cincinnati), Alexandre Pato (31 anos e atualmente no Orlando City), Héber (29 anos e atualmente no New York City FC), André Shinyashiki (23 anos e jogando no Colorado Rapids), Sérgio Santos (26 anos e atualmente no Philadelphia Union), Matheus Aiás (24 anos e atualmente no Orlando City), Fábio (com 23 anos e atualmente no New York Red Bulls) e Thiago Andrade (20 anos e jogando no New York City FC).

Alexandre Pato no Orlando City

Foto destaque: Reprodução/Esportudo.

2 Comments

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular

NFL, NBA MMA e MLB. Notícias, relatos e colunas. E uma pitada de humor de tiozão. Contato: contact@quintoquartobr.com
Copyright © 2015-2021 - https://www.quintoquartobr.com/

+18 Jogue com responsabilidade


Copyright © 2015 The Mag Theme. Theme by MVP Themes, powered by Wordpress.

To Top