MLB

Top 5 maiores campeões da MLB na história

A Major League Baseball, como liga esportiva profissional, possui uma das histórias mais vastas. Fundada em 1869, possui mais de 150 anos de existência. Ainda, atualmente conta com 30 franquias disputando anualmente a temporada, buscando o tão sonhado título. Nesse sentido, vamos elencar aqui o top 5 maiores campeões da MLB na história.

Vale destacar que algumas equipes da lista ganharam títulos em cidades diferentes das atuais. Todavia, nos esportes americanos é normal essa troca de territórios das franquias. O que importa é que a essência da equipe, como seus nomes e derivados, permaneceram os mesmos.

Top 5 maiores campeões da MLB na história

5° Lugar – Los Angeles Dodgers (7 títulos da MLB)

Uma das equipes mais famosas do baseball. Definição fácil para os Los Angeles Dodgers. Pertencendo a uma cidade com grande mercado esportivo, sempre buscou aumentar sua glória e ser para o baseball o que o Los Angeles Lakers é para o basquete. Todavia, nas últimas temporadas, a franquia sempre batia na trave e não garantia o título.

Porém, em 2020 chegou o grande momento: o 7° título da franquia. Após um longo jejum, em que a equipe não garantia um título desde 1988, veio a tão sonhada conquista da World Series, coroando, assim, um grande investimento e persistência por parte dos Dodgers.

Vale destacar que talvez o maior título do Los Angeles Dodgers foi conquistado fora de campo. Em 1947, a franquia foi a primeira a contratar um jogador negro para sua equipe. Jackie Robinson e os Dodgers se tornaram um símbolo na busca por igualdade racial e maiores oportunidades as minorias.

4° Lugar – San Francisco Giants (8 títulos da MLB)

Conhecido como berço de grandes jogadores, como o polêmico e craque Barry Bonds, o San Francisco Giants mesmo sem muitos holofotes sempre se mantém no topo da liga. Porém, passou por grandes apuros e um período enorme sem conquistas para a franquia.

De 1954 a 2009, a equipe não sentiu em nenhuma temporada o gosto de sair com o título. Mas, no inicio da decada de 2010, foram avassaladores e produziram uma verdadeira dinastia na liga. Com os títulos da temporada 2010, 2012 e 2014, voltaram a figurar como verdadeiros gigantes, não só na alcunha do clube.

É nítido que as conquistas da década passada fizeram com que os mesmos figurassem no top 5 maiores campeões da MLB na história. Entretanto, vale destacar que atualmente estão produzindo bons números e quem sabe já em 2021 não aumentam a contagem de títulos da franquia.

Elenco do San Francisco Giants comemorando o título de 2014. Foto: Reprodução/CBS Sports

3° Lugar (empate) – Boston Red Sox (9 títulos da MLB)

Algumas equipes parecem que somente conquistam algo se for em grandes sequências. É o caso do Boston Red Sox. Após cinco títulos de 1903 a 1918, a franquia só voltou a levantar a taça da World Series em 2004. Todavia, a espera foi recompensada.

De 2004 a 2018 foram quatro títulos, além de inúmeras boas temporadas indo aos playoffs. Sempre se mantendo midiáticos, sejam por conta de seus contratos “gordos” com seus jogadores, bem como pelos craques que desfilam habilidade pelo Fenway Park, a franquia espera aumentar a estatística de títulos conquistados.

Vale destacar que, apesar da seca de títulos por quase 100 anos, a equipe sempre possuiu grandes jogadores. Um grande exemplo é Ted Williams, tido por muitos como um dos maiores rebatedores da história da liga.

Alegria no elenco do Red Sox ao conquistar o titulo de 2018. Foto: Reprodução/Boston Magazine

3° lugar (empate) – Oakland Athletics (9 títulos da MLB)

Em todo esporte, existem equipes que parecem parar no tempo. Conquistas em tempos passados, dificuldade em temporadas atuais, vários fatores contribuem para os jejuns de equipes ao redor do globo. No baseball a história não é diferente.

O Oakland Athletics é uma das franquias mais famosas do baseball. Possuiu ao longo de sua história grandes jogadores. Seja os Bash Brothers (Jose Canseco e Mark McGwire), ou já nos anos 2000 com Eric Chavez, um dos melhores defensores da história do A's, a fama ao redor da liga sempre foi boa para franquia de Oakland.

Infelizmente, a situação financeira do clube nunca lhes deixou realizar grandes investimentos e contratações. Os jogadores que passam pela equipe normalmente são subvalorizados ao redor da MLB. Assim, acabam rendendo mais que o esperado. Porém, nem esse planejamento fez com que a equipe conquistasse um mísero título desde 1989.

Nesse sentido, o período de glórias do Oakland Athletics se dá no inicio do século XX, bem como na década de 1970 e 1980. O grande número de títulos nesses períodos ajudou a franquia a conseguir se estabilizar no top 5 maiores campeões da MLB na história.

Vale uma dica para quem quiser aprender mais sobre a situação atual da franquia: o filme Moneyball, de 2011. Nele é explicitado as alterações que dirigentes introduziram ao time, em especial o famoso Billy Beane, fazendo com que a equipe, mesmo com orçamento baixíssimo, conseguisse “brigar nas cabeças” da MLB.

Jogadores comemorando o título de 1989 pelos Athletics. Foto: Reprodução/Baseball Bliss

2° lugar – St. Louis Cardinals (11 títulos da MLB)

Grandes craques e amor à camisa. Uma bela definição para os Cardinals. Ao analisar o elenco atual, surge o exemplo da estrela Yadier Molina. Desde 2004 Yadi é uma das caras da franquia. E isso é pregado por toda a franquia: a cumplicidade dos jogadores com os objetivos do clube.

Bem como, não por nada o St. Louis Cardinals é a 2ª equipe com mais títulos na história da MLB. Essa mescla de talento com vontade de vencer é a base da maioria das conquistas dos Vermelhos e Brancos de St. Louis. Seja na década de 1960 com Bob Gibson, ou nos anos 2000 com Albert Pujols e o já citado Yadier Molina, são inúmeros os craques que conseguiram a glória máxima pela franquia.

Atualmente, a esperança dos torcedores e dirigentes é pela volta de boas épocas ao clube. São inúmeras as boas temporadas, mas que, no fim, não resultam em títulos. Quem sabe os próximos anos reservam algo melhor para essa histórica franquia.

Êxtase do momento de conquista do titulo de 2011 pelos Cardinals. Foto: Reprodução/NY Times

1° lugar – New York Yankees (27 títulos da MLB)

Antes de mais nada, uma marca famosa mundialmente. Além disso, é a franquia (de longe) com maior número de títulos da liga. O nome Yankees é conhecido ao redor do globo e não é para menos. Mais que o dobro de títulos do 2° colocado dessa lista, não tem como negar que o New York Yankees possui a história com maior glória dentro da MLB.

Joe DiMaggio, Babe Ruth, Derek Jeter, Mariano Rivera, Alex Rodriguez… Poderíamos passar o dia aqui elencando grandes jogadores que passaram pela equipe e conquistaram o título. Além disso, chegaríamos fácil a pelo menos 50 nomes de craques e verdadeiras lendas, que defenderam as cores da franquia de Nova York.

Não por menos, o New York Yankees está em primeiro lugar no top 5 maiores campeões da MLB na história. Ainda, vale destacar que no momento a franquia passa por um jejum, já que não conquista a World Series desde 2009. Para outras equipes seria normal esses mais de dez anos sem o título. Porém, para os Yankees a cobrança é diária.

De fato, a torcida cobra, e a mídia tritura os jogadores com desempenho menor que o esperado. São inúmeros os casos de atletas que não aguentaram a pressão de representar a maior franquia da história da MLB. Somente os craques, as lendas, pessoas fadadas ao sucesso e fama conseguem alcançar a glória dentro do New York Yankees.

Jogadores do Yankees erguendo o troféu em 2009. Foto: Reprodução/NY Times

O que esperar da lista de campeões para os próximos anos?

Antes de mais nada, pensar em alguma franquia ultrapassando os Yankees em número de títulos é uma verdadeira utopia. Levará pelo menos 100 anos para alguma equipe chegar perto da quantia de conquistas do time da Big Apple.

Todavia, devemos destacar um ponto especifico: a competitividade da liga. Ou seja, atualmente está mais propício para as franquias com menos títulos conquistarem algo novo, do que para propriamente acontecer dinastias durante grandes períodos.

Portanto, devemos acompanhar e torcer para acontecer a principal característica prevista no baseball: a imprevisibilidade. Assim, teremos sempre uma liga gostosa de acompanhar e com grande variedade.

Foto destaque: Reprodução/Elite Sports NY

1 Comment

1 Comment

    Leave a Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Popular

    To Top