O locutor do Oakland Athletics, Glen Kuiper, se retratou após um insulto racial que proferiu ao vivo durante um lance pré-jogo na última sexta-feira (5), contra o Kansas City Royals, pela temporada regular da MLB.
A injúria aconteceu em uma transmissão da NBC Sports da Califórnia, quando Kuiper se referiu a uma visita ao Negro Leagues Baseball Museum, no Kansas City, com a palavra “N…“, insulto considerado extremamente racista nos Estados Unidos para se referir a pessoas pretas.
— Bem-vindo de volta ao Kauffman Stadium. Um pouco mais cedo, eu disse algo que não saiu do jeito que eu queria. E eu só queria me desculpar se soou diferente do que eu quis dizer.
De acordo com o próprio narrador, ele pronunciou errado a palavra “Negro”, que faz parte do nome do museu e não faz parte do vocabulário da língua inglesa, o que ocasionou o erro na pronúncia.
LEIA MAIS:
+ MLB: jogo da revolta tem público igual à pior média do Brasileirão
For those asking why Glen Kuiper just made an on-air apology, here's why. pic.twitter.com/k1we7gf3GT
— Timothy Burke (@bubbaprog) May 6, 2023
Após a declaração de Glen, a diretoria do A’s considerou inaceitável o erro do locutor.
— O Oakland Athletics não tolera tal linguagem. Estamos trabalhando para resolver a situação — afirmou a franquia, em comunicado à imprensa.
Bob Kendrick, presidente do museu, também se pronunciou através de suas redes sociais.
— Estou ciente da infeliz injúria cometida por Glen Kuiper. Dei boas-vindas a Glen no NLBM ontem e sei que ele estava genuinamente animado por estar aqui. A palavra é dolorosa e não tem lugar em nossa sociedade.
— E embora eu não conheça o coração de Glen, sei que meu coração é de perdão. Espero que todos vocês encontrem em si mesmos para fazer igual.
My Official Statement on the Glen Kuiper incident is below. pic.twitter.com/txAmPH9ulI
— Bob Kendrick (@nlbmprez) May 6, 2023