Locutor de pior time da MLB dá desculpa difícil de aceitar após ato racista

Paola Zanon | 08/05/2023 - 06:30

O locutor do Oakland Athletics, Glen Kuiper, se retratou após um insulto racial que proferiu ao vivo durante um lance pré-jogo na última sexta-feira (5), contra o Kansas City Royals, pela temporada regular da MLB.

A injúria aconteceu em uma transmissão da NBC Sports da Califórnia, quando Kuiper se referiu a uma visita ao Negro Leagues Baseball Museum, no Kansas City, com a palavra “N…“, insulto considerado extremamente racista nos Estados Unidos para se referir a pessoas pretas.

Bem-vindo de volta ao Kauffman Stadium. Um pouco mais cedo, eu disse algo que não saiu do jeito que eu queria. E eu só queria me desculpar se soou diferente do que eu quis dizer.

De acordo com o próprio narrador, ele pronunciou errado a palavra “Negro”, que faz parte do nome do museu e não faz parte do vocabulário da língua inglesa, o que ocasionou o erro na pronúncia.

LEIA MAIS:

+ MLB: jogo da revolta tem público igual à pior média do Brasileirão

Após a declaração de Glen, a diretoria do A's considerou inaceitável o erro do locutor.

O Oakland Athletics não tolera tal linguagem. Estamos trabalhando para resolver a situação — afirmou a franquia, em comunicado à imprensa.

Bob Kendrick, presidente do museu, também se pronunciou através de suas redes sociais.

— Estou ciente da infeliz injúria cometida por Glen Kuiper. Dei boas-vindas a Glen no NLBM ontem e sei que ele estava genuinamente animado por estar aqui. A palavra é dolorosa e não tem lugar em nossa sociedade.

— E embora eu não conheça o coração de Glen, sei que meu coração é de perdão. Espero que todos vocês encontrem em si mesmos para fazer igual.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.