MLB

Com dois acertos e um grande erro, MLB anuncia mudanças nas regras do beisebol

MLB bola

A Major League Baseball anunciou três mudanças nas regras para a temporada de 2020 e saiu com saldo negativo. Apesar de ter acertado em dois casos, a liga errou feio na terceira alteração, afetando (e muito) a essência do esporte.

Vamos começar com as coisas boas e aqui não perderei muito tempo. A expansão do elenco para 26 jogadores é muito interessante. Isso aumenta as chances de prospectos ganharem espaço e reduz um pouco a alta rotatividade dos times, que ficam subindo e descendo relievers entre as ligas menores e a equipe principal.

Junto com isso, o elenco de setembro passa de 40 para 28. Dessa forma, não temos um festival de jogadores no mês mais importante da temporada regular e é mantido o padrão de regras durante todo o ano. Enquanto se perde a chance de dar mais chances aos prospetos, isso é em parte compensado pelo aumento do número de atletas nos outros meses.

Outro ponto positivo foi ter aumentando o período de dias na lista de lesionados para arremessadores de dez para 15 dias, mantendo o período de dez dias somente para jogadores de posição. O interessante aqui é impedir o jogo que era feito de colocar um pitcher como lesionado para ele perder uma partida e aumentar a rotatividade do elenco, o que gerou mais confrontos em que se utilizou openers.

Agora é hora de falar do grande erro da Major League Baseball: os arremessadores precisarão enfrentar, no mínimo, três rebatedores antes de serem trocados.

A ideia é matar o alto número de trocas de pitchers e a utilização de jogadores para apenas um duelo. Contudo, aqui você mata toda a estratégia do beisebol. Nesse caso, que se dane a velocidade do jogo. É preciso permitir que os managers desenvolvam sua estratégia.

Um cenário hipotético? O abridor cede um walk e é substituído. O reliever deixa bases cheias e, mesmo atuando mal, terá que encarar mais um rebatedor. Quer piorar o cenário? Coloque essa situação em uma partida de playoffs de vida ou morte com o placar apertado. Tudo pode ir ralo abaixo por uma alteração grosseira da essência do esporte.

Comments
To Top