MLB

A surpreendente temporada do San Francisco Giants na MLB

Entre 2010 e 2014 o San Francisco Giants dominou a Major League Baseball, conquistando três títulos e se consolidando como a 5ª equipe com maior numero de troféus da principal liga de baseball ao redor do globo. Entretanto, parecia que a “fonte secou”, e a época das vacas magras iria pairar por um longo período sobre o Oracle Park, famoso e lindo estádio da equipe californiana.

A partir do fim desse belo momento na historia do clube veio o caos: sequências intermináveis de lesões em jogadores considerados pilares da equipe, astros saindo do clube através do mercado de trocas e, como se isso já não bastasse, contratos ruins mantiveram sob custo da franquia jogadores que já não rendiam o esperado. Assim, desde 2016 os Giants não conseguiam a classificação para os Playoffs (a parte que ocorre o famigerado mata-mata entre clubes) da liga.

Porém, o ano de 2021 reservou uma grata surpresa para os sempre fervorosos torcedor da parte preta e laranja da Califórnia: nem metade de agosto chegou, e o clube já se encontra matematicamente classificado à fase final da MLB. Todavia, sempre surge a dúvida se essa virada de chave possui algum candidato especifico a “Herói”. Impossível declarar com toda a certeza o responsável por essa guinada, mas a discussão é sempre válida.

É CEDO PARA AFIRMAR QUE O SAN FRANCISCO GIANTS VOLTOU A SER CONSIDERADO CANDIDATO AO TÍTULO?

O baseball é de longe o esporte que possui maior variantes na sua prática. As estatísticas dominam os principais sites relacionados ao assunto, bem como o mercado de apostas vai ao delírio com as infinitas possibilidades. Nesse sentido, não existem verdades absolutas relacionadas ao futuro (e até mesmo o presente) das franquias participantes da MLB.

Para se ter uma ideia, a temporada regular possui 162 jogos. Esses embates são disputados no período de abril a setembro. Basicamente, a equipe joga quase todo dia. O desgaste físico e psicológico é inevitável, e, assim sendo, não são poucos os casos de lesões graves em jogadores.

Assim, não é surpresa que o baseball é conhecido como o “esporte da constância”, em que você é premiado pelo bom rendimento a longo prazo. Levando em conta tais aspectos, é impossível cravar que o bom momento da equipe se estenda por um maior período a partir de 2021.

Ainda, é bom destacar que no elenco dos Giants existem muitos jogadores que estão tendo um rendimento acima do esperado. Muitos anteriormente somente integravam o elenco, sem grandes pretensões maiores, ou atuavam em filiais de níveis menores dos times da liga.

Jogadores se cumprimentam durante partida da temporada 2021.

Reprodução/Giants

JOGADORES EM SEUS MELHORES ANOS, COMPETÊNCIA DA COMISSÃO TÉCNICA OU AMBOS?

Quando se analisa o baseball, normalmente olhamos somente para as estatísticas mais difundidas (Home Runs, Média de Corridas Cedidas, Média de Rebatidas, entre outros). Dessa forma, é deixado de lado um aspecto externo, como, por exemplo, as contratações e trocas de jogadores efetuadas pelos dirigentes do clube. Sabendo de tal ideia, iremos analisar os principais nomes da fantástica temporada do San Francisco Giants.

GABE KAPLER

Técnico, 46 anos, segunda temporada comandando a equipe californiana. Em 2020, surpreendeu a todos levando a equipe para uma temporada razoável, levando em conta as lesões e elenco curto comparado aos principais clubes da liga.

Ao fim, foi eleito o 8° melhor técnico do ano em votação especializada. Parece estar ainda se encontrando nessa nova função, haja vista que o mesmo foi jogador da MLB entre 1998 e 2010. Porém, da mesma forma que seus comandados, parece estar evoluindo e se transformando em um bom nome para acompanhar nos próximos anos.

BRANDON CRAWFORD

Jogador, 34 anos, defensor Interno da equipe desde 2011. Desde o início da carreira considerado um “mago” da defesa, além de líder dentro e fora do campo, nunca demonstrou uma grande qualidade no ataque. Porém, em 2021, a sua temporada está sendo absurda.

O mesmo tem tudo para terminar com os melhores números da sua longeva carreira. Para efeito de comparação, em 2015, B-Craw rebateu durante toda a temporada um total de 21 home runs. Já na temporada atual, ainda faltando mais de um mês para o fim, ele possui 19 bolas despachadas por cima dos muros.

KEVIN GAUSMAN

Jogador, 30 anos, arremessador titular da equipe desde 2020. Existem jogadores que demoram um pouco mais que o normal para despontar suas qualidades. Esse é o caso do Gausy. Parece que o mesmo se transformou e está extraindo cada dia mais o melhor de seu jogo. Tem sido peça chave em todos os momentos que está presente em campo.

KRIS BRYANT

Jogador, 29 anos, terceira base da equipe, adquirido pela equipe no fim de julho de 2021: um astro. A definição perfeita para KB. Por onde anda, a torcida faz festa. Famoso tanto dentro como fora de campo. Além, sempre com exibições firmes e temporadas com estatísticas acima da média.

Vale destacar que em 2016 foi eleito o melhor jogador da liga. Desde então, exceto alguns raros momentos, vem sendo importante quando permanece saudável. Nessas primeiras semanas na Califórnia, vem mostrando que valeu o esforço da equipe em negociar com seu antigo clube a contratação do mesmo.

Kris Bryant, jogador adquirido pelos Giants em julho de 2021.

Reprodução/Giantes

Conforme demonstrado, um conjunto de fatores acabou por contribuir com a bela exibição da franquia durante 2021. Vale destacar que esses nomes citados não estão sozinhos no elenco, e sim bem acompanhados de outros jogadores que se reinventaram durante a atual época. Assim, o mérito não pode ser focado em somente um profissional vinculado à equipe.

FUTURO PODE SER BRILHANTE OU A ATUAL TEMPORADA É UM PONTO FORA DA CURVA?

Como dito anteriormente, o baseball é um esporte que envolve um numero infinito de variáveis na sua essência. No inicio do ano, os Giants eram vistos como uma equipe em evolução, mas nem de longe com expectativa de colocarem em campo tal dominância, como está ocorrendo.

Em um olhar mais profundo, percebe se que o elenco é considerado “experiente até demais”. Levando em conta somente os titulares que mais atuaram até o momento, a média de idade chega aos 32 anos.

Sabendo que anualmente o esforço físico e psicológico para a prática do esporte aumenta, fica claro que muitos do atual plantel podem vir a ter uma queda brusca de rendimento posteriormente. Ainda, pode ocorrer a aposentadoria de alguns jogadores.

Nesse sentido, acreditamos que a melhor resposta para a dúvida quanto ao futuro dos San Francisco Giants se resume a uma afirmação simples. Se você é amante de baseball, aproveite, torça e acompanhe o desfecho da temporada.

Dessa forma, veja como os veteranos da franquia californiana irão se sair quando a parte final da liga começar. Eventualmente, poderá ser a última vez que veremos temporadas encantadoras de muitos dos presentes no elenco dos Giants.

Foto destaque: Reprodução/San Francisco Giantes

2 Comments

2 Comments

  1. Pingback: O que esperar dos Playoffs da MLB? - Quinto Quarto

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular

To Top