Para começo de conversa, o UFC Vegas 43, que será realizado neste sábado (20), terá na luta principal a brasileira Ketlen Vieira e a americana Miesha Tate, em um duelo que será válido pela categoria peso-galo feminino (até 61kg). Além da manauara, teremos a presença de mais três brasileiros no evento, que serão: Rani Yahya, Taila Santos e Luana Pinheiro. Por isso, iremos falar um pouco mais sobre os lutadores que irão representar o Brasil no card desse fim de semana, que está voando abaixo do radar das grandes mídias. Enfim, confira agora os principais destaques e características desses atletas.
Ketlen Vieira
Mesmo não sendo muito conhecida pelo grande público, Ketlen Vieira é a segunda melhor brasileira no peso-galo feminino do UFC hoje, atrás somente da campeã Amanda Nunes. Atualmente, mesmo um cartel de 11-2, a manauara não se encontra em uma boa fase, se encontra em uma sequência instável na organização. No entanto, uma boa vitória no sábado pode deixar a ‘Fenômeno’ bem perto do cinturão.
Não é segredo para ninguém, que Ketlen Vieira é uma das melhores grapplers da categoria. Isso tudo se explica, já que a manauara foi campeã brasileira de wresting em 2009, medalha de bronze no Brasileiro em 2010 e bronze nas Olimpíadas Universitárias em 2014. Além disso, é faixa-preta de jiu-jitsu e de judô. No UFC Vegas 43, ‘Fenômeno’ encara a Miesha Tate.
Rani Yahya
Aos que não conhece, Rani Yahya, de 36 anos, é um veteraníssimo do UFC e do esporte. Na maior organização de MMA do mundo, venceu 12 das 18 lutas que disputou. Durante a sua carreira, o brasileiro já teve vitórias por via rápida em nomes conhecidos pelo publico, como Luke Sanders, Josh Grispi, Eddie Wineland e Mark Hominick. Aliás, o brasiliense teve sete triunfos por finalização no UFC, além de ter outras 14 que foram decididas pelo seu jiu-jitsu fora do evento.
Isso porque o atleta começou na arte suave com 11 anos, conseguindo uma boa carreira vencendo o mundial duas vezes, nas faixas-roxa e marrom. Além disso, Rani medalhou duas vezes no ADCC, na faixa-preta, em paralelo com a sua carreira de MMA, conquistando a prata em 2005 e o ouro em 2007. No UFC Vegas 43, Rani Yahya enfrenta o sul-coreano Kyung Ho Kang.
Taila Santos
Possivelmente, na melhor fase da carreira, Taila Santos vem para sua quinta luta e em busca da quarta vitória na organização. Em todas as apresentações do UFC, a catarinense mostrou versatilidade e superou suas oponentes na decisão unânime dos juízes. De fato, a campanha atual da brasileira é fruto do jogo inteligente que vem fazendo, pois faz muito bem a adaptação do muay-thai para o MMA. Sem dúvidas, a luta em pé é seu carro-chefe, porém vem mostrando cada vez mais uma lutadora dura no chão e pode dificultar a vida das oponentes.
Hoje, Taila Santos já é a décima colocada no ranking após três vitórias consecutivas. Assim, nessa luta mostrou como a sua especialidade é o chute forte e a alta intensidade, que a torna perigosa até o último minuto de luta. E com um nocaute ou finalização nesse fim de semana, a brasileira avançaria ainda mais no ranking e na sua carreira. No UFC Vegas 43, Taila Santos enfrenta a escocesa Joanne Wood.
Luana Pinheiro
Por fim, a última da lista é a brasileira do peso-palha, de 28 anos, Luana Pinheiro (6-1). Apesar da pouca idade, a paraibana já tem um vasto currículo no MMA. A brasileira começou sua carreira profissional em 2016, passou por eventos conhecidos, como: BH Sparta, Federação Fight e Brave CF. Em sua estreia no UFC, vinha fazendo uma ótima apresentação, quando enfrentou Randa Markos. No entanto, o duelo acabou quando Luana recebeu um chute ilegal e não conseguiu continuar no combate, vencendo por desclassificação.
Aliás, Luana Pinheiro é uma lutadora completa, tendo uma base bem forte no judô, sendo faixa-preta da modalidade, onde quase se classificou para as Olimpíadas de 2016. Além disso, tem uma trocação e uma boa potência nos golpes, o que é bem raro nessa categoria. No UFC Vegas 43, Luana Pinheiro enfrenta a americana Sam Hughes.
Foto Destaque: Divulgação | Quinto Quarto