UFC 293: Adesanya e Kape se estranham em coletiva de imprensa; veja

André Merice | 07/09/2023 - 13:59

Uma coletiva de imprensa que prometia ser rotineira se transformou em um espetáculo de insultos e provocações, quando o campeão peso-médio do UFC, Israel Adesanya, e o peso-mosca em ascensão, Manel Kape, protagonizaram uma discussão acalorada.

E por mais que pareça, os dois não vão se enfrentar no próximo sábado, no UFC 293, na Austrália. Adesanya enfrenta o norte americano Sean Strickland, valendo o cinturão do peso médio. Já o luso-angolano Manel Kape enfrenta o brasileiro Felipe dos Santos, que estreia no UFC.

O que aconteceu?

As provocações começaram após Manel Kape se envolver em uma discussão com Kai Kara-France, companheiro de equipe de Adesanya na renomada academia ‘City Kickboxing‘.

Kape, que enfrentaria Kara-France neste sábado (9), no UFC 293, viu seu adversário se retirar do combate por conta de uma concussão sofrida nos treinamentos. O brasileiro Felipe dos Santos, apelidado de ‘Lipe Detona‘, foi escalado em seu lugar para o combate. A presença de Kai Kara-France na coletiva de imprensa, no entanto, provocou a ira de Manel Kape.

Ao avistar Kara-France na plateia, Kape não conteve sua indignação e começou a proferir uma série de xingamentos em sua direção. A situação saiu do controle quando Kara-France se levantou, e Kape respondeu atirando uma garrafa de água em sua direção.

— Infelizmente, Kai Kara-France é uma v***. Uma p*** de uma v***. Ele está na minha frente e você é o culpado porque no sábado isso vai ser um assassinato por sua causa, seu covarde. Medroso! Você teve três semanas para me enfrentar. Seu pequeno covarde de m***. Olhe para você, você tem a coragem de vir aqui. Sim! Fique em pé, filho da p***! Fique em pé, filho da p*** — disparou Kape.

A reação explosiva de Manel Kape rapidamente atraiu a atenção de Israel Adesanya, que estava sentado próximo a ele. Adesanya prontamente se levantou para defender seu companheiro de equipe.

O confronto verbal entre Adesanya e Kape logo se transformou em uma confusão física, interrompendo brevemente os trabalhos da coletiva.

— O que você quer? Senta a p*** da b***… Cale a boca! Seu viciado em pornô de desenho animado — esbravejou o peso-mosca angolano.

— Olhe esse anão tentando brigar comigo. Eu vou enterrar você — debochou o peso-médio do UFC.

Adesanya e Kape no UFC 293

Apesar da confusão, Manel Kape e Israel Adesanya não resolverão suas diferenças dentro do octógono no UFC 293.

Isso porque, Kape enfrentará o estreante brasileiro Felipe dos Santos, em busca de sua quarta vitória consecutiva na organização. Enquanto isso, o campeão peso-médio do UFC colocará seu cinturão em jogo na luta principal do evento, enfrentando Sean Strickland, com quem também teve uma acalorada troca de palavras durante a coletiva pré-evento. (veja abaixo o card completo do evento)

Card Principal – 23h, no UFC Fight Pass

  • Cinturão peso-médio (até 83,9 Kg): Israel Adesanya x Sean Strickland
  • Peso-pesado (até 120,2 Kg): Tai Tuivasa x Alexander Volkov
  • Peso-mosca (até 56,7 Kg): Manel Kape x Felipe dos Santos
  • Peso-pesado (até 120,2 Kg): Justin Tafa x Austen Lane
  • Peso meio-pesado (até 92,9 Kg): Tyson Pedro x Anton Turkalj

Card Preliminar – 19h30, no UFC Fight Pass

  • Peso meio-pesado (até 92,9 Kg): Carlos Ulberg x Da Woon Jung
  • Peso-pena (até 65,7 Kg): Jack Jenkins x Chepe Mariscal
  • Peso-leve (até 70,3 Kg): Jamie Mullarkey x John Makdessi
  • Peso-leve (até 70,3 Kg): Nasrat Haqparast x Landon Quiñones
  • Peso meio-médio (até 77,1 Kg): Mike Diamond x Charles Radtke
  • Peso-pena (até 65,7 Kg): Shane Young x Gabriel Miranda
  • Peso meio-médio (até 77,1 Kg): Kevin Jousset x Kiefer Crosbie

LEIA TAMBÉM:

+ Rose Namajunas revela lesão grave sofrida em derrota no UFC Paris

++ Rampage Jackson anuncia retorno ao MMA aos 45 anos contra antigo desafeto

Escrito por André Merice
No Quinto Quarto desde janeiro de 2021, André Merice cursa o 7º período de jornalismo na Universidade de Ribeirão Preto. Apesar de ser torcedor do São Paulo Futebol Clube, André se encontrou na área dos esportes americanos e hoje se tornou "torcedor LeBron" e um admirador de Stephen Curry, o "Víbora".