Khabib Nurmagomedov pode deixar as lutas totalmente

Jamis Gomes Jr. | 11/01/2023 - 23:58

Khabib Nurmagomedov pode deixar as lutas totalmente. Em resumo, o ex-campeão do UFC, Khabib Nurmagomedov, parece estar focado em passar mais tempo com sua família. A saber, Khabib é casado e pai de três filhos. Mesmo aposentado dos octógonos, o ex-campeão estava tendo vida agitada ao viajar e trabalhar pelo mundo enquanto treinava seu grupo de atletas, dentro os quais conta com Islam Makhachev. Com uma rigorosa agenda de lutas no ano passado, Nurmagomedov parece ter outros planos a partir de 2023. Confira detalhes.

Khabib Nurmagomedov pode deixar as lutas totalmente

De fato, a última luta do russo aconteceu em outubro de 2020 na vitória contra Justin Gaethje pelo UFC 254. Cabe lembrar que o motivo foi nobre, pois se tratava de uma promessa feita a sua mãe de que se aposentaria após a morte do pai, Abdulmanap Nurmagomedov. A pandemia afetou milhões no planeta e o ex-campeão russo não foi exceção, perdendo seu pai na luta contra o vírus da Covid-19.

Desde então, aposentado como campeão do peso pena no UFC, o russo iniciou nas atividades de técnico e vinha fazendo ótimo trabalho com nomes como Makhachev, Usman Nurmagomedov, Umar Nurmagomedov, Abubakar Nurmagomedov e teve contato com Belal Muhammad também.

A título de informação, Islam Makhachev é o atual campeão dos leves no UFC e Belal Muhammad saiu vitorioso da luta dada como performance da noite contra Sean Brady em outubro de 2022.

Enfim, Khabib saiu campeão do octógono e tornou seus lutadores competitivos, ajudando ainda Makhachev a faturar o cinturão contra o brasileiro Charles Oliveira em 2022.

Descanso ou aposentadoria?

Campeão como lutador e agora também na função de treinador, Khabib Nurmagomedov pode também estar se aposentando da sua atual função como um dos melhores treinadores de MMA. A dúvida foi gerada após postagem no Instagram.

De antemão, a princípio é apenas uma folga, mas ninguém descarta um eventual afastamento das lutas. A saber, na mensagem via Instagram o russo postou uma foto ao lado de seus companheiros de equipe. Na mesma, Khabib escreveu que o ano acabou muito movimentado e com sucesso. Desejou o melhor para os companheiros e finalizou dizendo “espero que minha decisão seja apenas para o melhor, um grande abraço a todos vocês.”

Sendo apenas um descanso temporário ou não, fato é que esta mensagem foi o suficiente para o universo do MMA se perguntar: Khabib se afastará do MMA?

Em todo caso, ainda não foi informado se Khabib Nurmagomedov estará no córner da próxima luta de Islam Makhachev. A saber, Makhachev defende o cinturão dos leves contra Alexander Volkanovski no UFC 284.

Enfim, Khabib já demonstrou que busca paz e estar próximo de sua família o ajuda nesse objetivo de vida. Não houve um anúncio oficial, porém a aposentadoria não seria absurda para o russo. Já foi campeão, ajudou seus lutadores a chegarem mais longe e demonstrou ser bom em qualquer função no universo das lutas. De fato, Khabib Nurmagomedov não tem mais o que provar.

+ Confira também: AJ McKee recusa UFC e assina por outra organização

 

Foto destaque: Divulgação/CBS Sports

Escrito por Jamis Gomes Jr.
Sou dicente em licenciatura de Literatura Inglesa no momento. Ao fim da discência, curso superior de jornalismo, aqui vou eu! Amante de esportes - especialmente futebol - e o que eles podem proporcionar. Prazer, sou Jamis Gomes Jr. e estarei aqui no Quinto Quarto BR com vocês nas notícias das nossas queridas NBA, MLS, NFL, NHL, MLB e MMA.