Lutas e MMA

Demian Maia x Belal Muhammad – Resultado, destaque e reação

Neste sábado (12) aconteceu, no Arizona (EUA), o UFC 263. Neste evento tivemos no card principal a aguardada luta entre Demian Maia x Belal Muhammad. O confronto marcou a última luta do contrato do brasileiro na organização e uma bela oportunidade de Muhammad galgar um lugar no top 10 da divisão.  A noite terminou com uma vitória de Belal Muhammad na decisão dos jurados. Veja como se desenrolou o combate.

1° ROUND

Antes de iniciar o combate , a previsão era de que Demian buscaria a luta de solo, enquanto Belal tentaria se manter em pé. No primeiro round foi exatamente isso que aconteceu. Logo no início do combate vimos claramente a estratégia dos dois lutados em jogo. Demian mais buscava se aproximar ao máximo de Muhammad, que mantinha a distância golpeando com muita cautela o brasileiro.

Depois de alguns minutos de luta em pé, Maia avançou num single leg sobre Muhammad. Entretanto, sem o sucesso imediato na queda, a luta foi para a grade, com Demian insistindo na derrubada e Belal que se defendia como podia. Demain enfim conseguiu concluir sua queda, a sua única na luta. Muhammad logo conseguiu se colocar em pé e se desvencilhar do brasileiro. Após mais um tempo de pé, Demian levou novamente o gringo para a grade, onde ficou por maior parte do round, tentando derrubar sem sucesso. A pressão de Maia lhe rendeu a vitória na primeira parcial na opinião de dois dos três jurados.

2° ROUND

Assim, na volta para o segundo round vimos um Belal Muhammad mais esperto quanto às investidas de Demian. Belal levava a melhor na luta em pé, fazendo ótimo uso de seus golpes retos, marcando bastante o rosto de Demian Maia. A partir deste assalto, o brasileiro não logrou mais êxito em levar o americano ao solo. Com o passar do combate Belal pontuava cada vez mais, enquanto Demian se frustrava a cada tentativa de queda mal sucedida. A parcial foi conquistada por Belal Muhammad na papeleta dos três jurados.

3° ROUND

O round derradeiro se iniciou com mais uma blitz de Demian em busca da queda. Porém, tentativa muito bem defendida por Muhammad, que se mostrou bastante treinado para defender os singles legs do lutador paulista. Belal Muhammad seguiu até o fim da luta pontuando através dos golpes de mão, mostrando seu boxe de qualidade bastante superior ao do brasileiro. O americano fez uma luta bastante eficaz e levou o terceiro round nas papeletas dos três árbitros laterais.

Por fim, Belal Muhammad sagrou-se vencedor do combate na decisão unânime dos jurados (30-27, 29-28, 29-28). Com isso, o lutador americano entra no top 10 dos Meio-Médios do UFC. Assim, segue numa crescente na organização e anota uma vitória sobre um futuro Hall da Fama do UFC.

Demian Maia coloca fim à sua belíssima e vitoriosa passagem pelo UFC. Demian foi um dos maiores representantes da arte suave da história do MMA. Sua postura de um verdadeiro artista marcial, sua resiliência e profissionalismo irão ser lembrados pelo resto da história. Esse pode ter sido o último ato dessa lenda brasileira do MMA. Nós que o presenciamos em ação poderemos dizer às próximas gerações que tivemos o privilégio de assistir a um verdadeiro Samurai lutando. Muito obrigado, Demian Maia.

Foto: Divulgação / Getty Imagens

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular

To Top