Um dos grandes talentos da atualidade nas artes marciais mistas, Amanda Ribas está desde 2019 no UFC. A mineira de Varginha, nascida em 26 de agosto de 1993, é especialista em jiu-jitsu e judô. Confira agora a história da lutadora no MMA, estatísticas, ganhos em dinheiro e últimas notícias da brasileira.
Amandinha, de 1,67 metros, tinha um cartel de seis vitórias e uma derrota lutando por outras organizações, até que assinou a maior e mais famosa liga de MMA do mundo. Especialista na luta no solo, ela faz parte da divisão peso-palha, até 52,1 kg.
Ver essa foto no Instagram
A estreia no UFC aconteceu em junho de 2019 no evento UFC on ESPN: Ngannou vs dos Santos. Naquela noite, ela encarou a norte-americana Emily Whitmire e venceu com uma finalização no segundo round. Aquele então foi uma primeira luta dos sonhos, que logo a colocou em bons olhos da organização.
Quatro meses depois, em outubro de 2019, ela voltou ao octógono no UFC Fight Night: Joanna vs Watterson. Dessa vez, encarou outra americana, a Mackenzie Dern. Mais uma vitória por disputa técnica, em que foi declarada vencedora por decisão unânime do júri.
Em 2020, Amanda Ribas estava preparada para enfrentar Paige VanZant no UFC Fight Night: Lee vs Oliveira. Mas a norte-americana se lesionou antes e não pôde lutar. Amandinha enfrentou Randa Markos nesse evento e venceu de novo por decisão unânime em março de 2020.
Em julho de 2020, Paige VanZant se recuperou e estava apta para enfrentar Amanda Ribas. Assim as duas ficaram frente a frente no UFC 251: Usman vs Masvidal. A mineira venceu em grande estilo, com uma chave de braço ainda no primeiro round.
Conteúdo
ESTATÍSTICAS DE AMANDA RIBAS NO MMA
O cartel de Amanda Ribas no MMA atualmente é de 11 vitórias e três derrotas. Dentre essas vitórias, três foram por nocaute, quatro por finalização e quatro por decisão unânime do jurado. Já nas três derrotas que sofreu, duas foram por nocaute e uma por decisão dividida.
TÍTULOS E OUTRAS CONQUISTAS
Jungle Fight
- 2015 – Cinturão Peso-Palha – Jungle Fight 79 – contra Tania Pereda
MF Fight
- 2016 – Cinturão Peso-Palha – MX Max Fight 18 – contra Jennifer Gonzalez Araneda
SALÁRIO DE AMANDA RIBAS NO MMA
Amanda Ribas recebeu um grande prêmio monetário mesmo perdendo para a americana Katlyn Chookagian por decisão dividida dos jurados. A luta aconteceu em maio de 2022 e a brasileira ficou com um pagamento de US$ 50 mil (R$ 253 mil na cotação atual).
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Amanda Ribas tinha marcado o confronto diante da norte-americano Tracy Cortez no UFC, mas a adversária desistiu do combate. A organização então encontrou Viviane Araújo para a disputa.
Além disso, o UFC atualizou seu ranking de lutadoras em novembro de 2022 e colocou Amanda Ribas no top-15 do peso-palha e do peso-mosca. Ela e a paraense Polyana Viana são as únicas brasileiras nessa posição da lista divulgada.