UFC Vegas 89: Rose Namajunas controla luta e vence Amanda Ribas por decisão

Matheus Costa | 24/03/2024 - 02:29

A má fase chegou ao fim. Ex-campeã do peso palha, a americana Rose Namajunas conquistou sua primeira vitória na categoria dos moscas ao superar a brasileira Amanda Ribas na luta principal do UFC Vegas 89, realizado neste sábado (23).

Sem conquistar uma vitória desde 2021, a norte-americana chegou ao octógono pressionada por uma vitória e mostrou que ainda consegue manter o nível de elite que exibiu no passado. Com uma tática perfeita, Rose Namajunas anulou o jogo de trocação da brasileira Amanda Ribas e controlou a luta durante grande parte dos cinco rounds, conquistando a vitória por decisão unânime dos juízes.

Durante boa parte do combate, Namajunas utilizou as quedas para evitar o muay thai agressivo da brasileira, que contava com a vantagem física e não conseguiu impor seu jogo ou interromper as quedas da “Thug”. Por outro lado, Amanda tentou utilizar quedas oriundas do judô, mas não conseguiu efetividade e acabou esbarrando na esperteza. No primeiro round, por exemplo, a “Thug” Rose acabou revertendo uma destas tentativas e acabou ficando por cima no chão, finalizando o assalto na montada aplicando o ground and pound.

Após vitória no UFC Vegas 89, Rose Namajunas deve chegar ao top 10 dos moscas

Mesmo com a decepcionante derrota em sua estreia na categoria contra Manon Fiorot, o triunfo deste sábado no UFC Vegas 89 deve colocar Rose Namajunas no top 10 da divisão do peso mosca no lugar de Amanda Ribas, que atualmente ocupa a oitava colocação da lista.

Com 12 vitórias e seis derrotas na carreira, a ex-campeã dos palhas vinha de derrotas consecutivas para Carla Esparza por decisão dividida, quando perdeu o cinturão, e Fiorot por decisão unânime. Sua última vitória no MMA havia sido em novembro de 2021, quando superou Weili Zhang por decisão dividida em uma das melhores lutas do ano.

Sofrendo com a inconsistência e sem conseguir emplacar uma boa sequência de vitórias na organização desde 2020, Amanda Ribas ainda não conseguiu dar um passo adiante em sua carreira rumo ao top 5 da divisão com a derrota deste sábado no UFC Vegas 89. Agora, soma 12 vitórias e cinco derrotas na carreira, com sete vitórias e quatro derrotas dentro do UFC.

Escrito por Matheus Costa
Matheus Costa é jornalista, repórter e redator com passagens por MMA Brasil, LANCE!, O Dia, Yahoo! e outros. Sua carreira no jornalismo iniciou na cobertura do MMA, depois se expandindo para a cobertura do futebol e dos bastidores de televisão esportiva brasileira. Já cobriu in loco eventos de MMA, futebol, basquete e jiu-jítsu.