UFC: Dana White cria suspense sobre nova chance de Do Bronx pelo cinturão

Igor Ribeiro | 25/05/2023 - 09:30

Dana White avaliou a situação de Charles do Bronx nos pesos-leves (até 70,3 kg) do UFC. O brasileiro enfrentará Beneil Dariush no UFC 289, que acontece em 10 de junho, porém, não tem garantias de que disputará uma revanche pelo cinturão contra Islam Makhachev em caso de vitória. 

Em entrevista ao Ag Fight, Dana White deixou claro que o caminho de Charles do Bronx rumo à disputa pelo título dos pesos-leves não seria assegurado automaticamente, mesmo que o lutador conquiste uma vitória no UFC 289. O presidente afirmou que a decisão depende de fatores externos, como possíveis lesões e problemas pessoais dos lutadores. 

— Você tem que ver como a luta vai se desenrolar, como ele se apresenta. Sim, ele está lá em cima. É muito provável que sim, se vencer, ele tenha a chance pelo cinturão. Mas quem sabe? Veremos como a coisa se desenrola. A outra coisa é que você não pode se planejar com relação a lesões e problemas pessoais. Há muitas coisas que influenciam se um lutador terá a oportunidade de disputar o cinturão — 

A postura de Dana White em relação à garantia de oportunidades de título não é inédita, mas tem gerado controvérsia. Enquanto alguns argumentam que é necessário premiar os lutadores que possuem um histórico consistente, outros afirmam que a promoção de uma luta como a revanche entre Islam Makhachev e Charles do Bronx deve levar em consideração também o aspecto comercial e a capacidade de atrair audiência. 

Do Bronx x Dariush no UFC 289 

Charles do Bronx possui um cartel de 33 vitórias, nove derrotas e uma luta sem resultado. Ele busca uma boa atuação no UFC 289 para provar que merece uma revanche contra Islam Makhachev, após sua derrota pelo cinturão dos pesos-leves (até 70,3 kg) no UFC 280. 

Já Beneil Dariush tenta assegurar sua primeira chance de disputar o cinturão na carreira. O norte-americano ocupa a quarta posição no ranking e possui oito resultados positivos seguidos, tendo superado nomes como Tony Ferguson, Carlos Diego Ferreira e Mateusz Gamrot. 

O UFC 289 está previsto para o dia 10 de junho em Vancouver, Canadá. Na luta principal da noite, Amanda Nunes fará uma trilogia diante de Julianna Peña em um duelo válido pelo cinturão peso-galo (até 61,2 kg). Além disso, Michel Pereira, Maria Oliveira e Lucas Almeida são outros representantes brasileiros que enfrentarão Stephen Thompson, Diana Belbita e Hakeem Dawodu, respectivamente.