Sean Strickland derrotou Paulo Borrachinha por decisão dividida dos juízes no UFC 302, que aconteceu na noite deste sábado (1º), em luta válida pela categoria peso-médio.
O duelo co-principal do UFC 302 começou na defensiva, com Strickland arriscando chutes baixos contra Borrachinha, que devolveu com alguns jabs; a trocação entre os dois começou a esquentar apenas na metade do primeiro round, que terminou bastante equilibrado.
O segundo assalto manteve o mesmo ritmo no começo, com Sean dominando o octógono ao andar para cima de Paulo, que por sua vez, conseguiu andar bem para trás enquanto também atacava. Com o decorrer da luta, os chutes do norte-americano deixaram de ser baixos e passaram a atingir a região do estômago do brasileiro.
Costa não tirou os olhos das mãos de Strickland, que diversas vezes tentou atingir o rosto do oponente, mas sem muito sucesso —até o último minuto, quando conseguiu acertar um bom jab de esquerda. O mineiro tentou derrubar seu adversário, mas não foi bem-sucedido e ficou em desvantagem.
No terceiro round, o número 1 da categoria peso-médio continuou fazendo o brasileiro andar para trás, deixando-o visivelmente cansado, e conseguiu acertar mais dois jabs de esquerda ao ver Borrachinha baixar a guarda. O brasileiro devolveu com um golpe reto de direita e um bom giro com chute médio.
O cenário mudou pouca coisa no quarto assalto, mas Borrachinha estava claramente bem mais cansado que Strickland, que mal estava suando e conseguiu abrir uma vantagem na contagem de golpes significativos —ao final da etapa, o norte-americano somava 35 a mais que o brasileiro.
A decisão da segunda luta principal do UFC 302 ficou para o quinto round, que novamente começou com domínio de Sean. A trocação ficou bem mais agressiva de ambos os lados nos últimos três minutos, com Costa tentando acelerar a luta e conseguir uma virada, mas o ex-campeão não facilitou em nenhum momento.
Apesar de o mineiro ter conseguido deferir mais golpes significativos, o estadunidense manteve sua estratégia de domínio do octógono até a reta final, quando cresceu ainda mais para cima do brasileiro, acertando-o diversas vezes.
Strickland venceu a luta no UFC 302 contra Borrachinha por decisão dividida dos juízes e manteve a posição número um dos pesos-médios da organização, pedindo uma luta pelo cinturão da categoria.
Fim de luta! 🔥
Quem levou a melhor?
[ Assista ao #UFC302 na íntegra no @UFCFightPassBR ➡️ https://t.co/OD62F561g5 ] pic.twitter.com/XsS0SYQgeS
— UFC Brasil (@UFCBrasil) June 2, 2024
UFC 302: Elizeu Capoeira quebra sequência de vitórias
Na luta de abertura do card principal do UFC 302, Elizeu dos Santos, o Capoeira, foi derrotado por Randy Brown por decisão unânime dos juízes na categoria peso-médio.
Brown começou com mais agressividade que Santos, com jabs e chutes baixos. Na sequência, o duelo ficou um pouco mais equilibrado com a trocação entre os dois, até que o brasileiro pediu para parar um pouco a luta após seu olho ser atingido. Na reta final do primeiro round, Capoeira cresceu e encerrou com uma joelhada no adversário.
O paranaense já começou o segundo assalto dominante, com mais uma joelhada e uma queda na sequência. Randy permaneceu encurralado na grade durante quase três minutos, até que Elizeu conseguiu encaixar o jamaicano em um triângulo ainda no chão.
Nos últimos segundos do round, no entanto, Randy conseguiu inverter a situação, evitou a finalização, imobilizou o brasileiro e também encaixou um triângulo.
O último round também começou equilibrado; Elizeu conseguiu um bom giro para cima do jamaicano, que mais para frente, revidou com uma cotovelada que fez o brasileiro sangrar. Mais uma vez na reta final, Capoeira conseguiu derrubar Brown e mantê-lo no chão até o fim da luta.
Randy Brown venceu a luta no UFC 302 por decisão unânime dos juízes depois, colocando fim na sequência de três vitórias do brasileiro.
Bom chute rodado do @ElizeuCapoeira no terceiro round!
[ Assista ao #UFC302 na íntegra no @UFCFightPassBR ➡️ https://t.co/OD62F561g5 ] pic.twitter.com/YA2PZsqCqf
— UFC Brasil (@UFCBrasil) June 2, 2024