Alexandre Pantoja manteve seu cinturão da categoria peso-mosca ao derrotar Steve Ergec em uma luta de cinco rounds no UFC 301, no Rio de Janeiro, na noite deste sábado (4).
O duelo já começou com bastante agressividade dos dois lados, mas também bastante cautela, principalmente por parte do australiano. Após quase três minutos, Pantoja levou Erceg ao chão e, com um pouco de dificuldade, conseguiu impedir que ele se levantasse.
O carioca tentou finalizar o estrangeiro com uma sequência de socos, mas depois de apenas se defender, Steve conseguiu se levantar e seguir vivo na luta.
O confronto seguiu no mesmo ritmo quando o segundo round começou, e mais uma vez, Alexandre conseguiu dominar o adversário levando-o à grade. Mas desta vez, o australiano conseguiu se esquivar e voltar ao centro do octógono, onde a luta continuou equilibrada, até Pantoja alcançar mais duas quedas —também sem mantê-las. Os segundos finais da etapa foram de trocação entre os lutadores.
Nada de diferente aconteceu no terceiro assalto; Steve e Alexandre seguiram na trocação equilibrada, mas mais uma vez, com uma leve vantagem para o brasileiro. E mais uma vez, Pantoja levou Erceg ao chão, concluindo sua oitava queda no confronto.
Os dois atletas já estavam visivelmente cansados quando o quarto round começou, mas a troca de golpes seguiu na mesma intensidade. Desta vez, no entanto, foi o desafiante que tentou levar o atual campeão ao chão, mas força suficiente para isso, apesar de ter feito o brasileiro sangrar.
Nos segundos finais do round, Pantoja também tentou levar o adversário ao chão, mas assim como ele, não teve força suficiente para concluir a queda. A luta permaneceu em pé durante os cinco minutos.
Os dois pesos-mosca voltaram com mais energia para a última etapa. Steve tentou derrubar Alexandre de novo, mas acabou sendo derrubado por ele e, na sequência, encaixado na grade. Cansado, o brasileiro acabou cedendo, e o confronto retornou ao centro do octógono com mais trocação equilibrada.
O australiano conseguiu uma leve vantagem nos golpes e fez o carioca sangrar mais ainda. Confiante, Steve tentou levar o campeão ao chão, mas Pantoja conseguiu inverter o golpe e ficar por cima, mantendo-o assim até o final.
O clima entre os lutadores foi amistoso quando a decisão foi anunciada: vitória de Alexandre Pantoja por decisão unânime da arbitragem.
THE UNDISPUTED FLYWEIGHT CHAMP 🏆@PantojaMMA | #UFC301 pic.twitter.com/Qupy4jM2LT
— UFC (@ufc) May 5, 2024
Pantoja revela planos após vitória
Depois de defender seu cinturão, Alexandre Pantoja, primeiro, fez questão de elogiar a performance de Steve Erceg depois de uma luta equilibrada em cinco rounds.
— Que garoto duro, ele merece aplauso! Estou aqui para lutar contra os melhores do mundo, e esse cara é um deles. A gente treina muito duro para estar aqui—, começou o brasileiro, com o australiano ao lado.
Ao ser questionado sobre o que o fez alcançar a vitória, o carioca apontou os pontos em que precisa melhorar, mas não foi modesto ao destacar seus pontos fortes.
— Eu acho que tenho que treinar mais a cabeça, estou apanhando muito desses caras. Mas o meu chão é um dos melhores do mundo—, afirmou ele, agradecendo sua equipe e treinadores.
Por fim, o brasileiro revelou o que pretende fazer a seguir e deixou incerto o tempo que levará para subir ao octógono novamente.
— Eu fiz três lutas em menos de um ano, preciso descansar um pouco. Vou para Arraial do Cabo com minha gata—, admitiu o campeão.