José Aldo teve um retorno triunfal ao derrotar Jonathan Martinez no UFC 301, na noite deste sábado (4), em luta válida pela categoria peso-galo.
A luta começou na defensiva, com a torcida na Rio Arena fazendo muito barulho para o brasileiro. Não demorou para que Aldo atingisse Martinez com alguns jabs, e logo o confronto foi para a trocação.
O Rei do Povo ficou mais agressivo, acertando o norte-americano com alguns chutes e socos. Na segunda metade do round, Jonathan estava apenas se defendendo e conseguindo tentar poucos golpes, quase sempre desviados por José Aldo.
Na primeira luta do card principal que chegou ao segundo round, o brasileiro seguiu mais ofensivo que seu oponente, mas não deixou de ter cautela diante dos ataques de Martinez, que também aumentaram. Sob vaias da torcida, o estrangeiro encostou Aldo na grade, mas sem conseguir domínio total, o juiz acabou separando-os.
De volta ao centro do octógono, José ficou ainda mais agressivo e acertou uma sequência de chutes e socos no norte-americano. O segundo assalto terminou com uma leve vantagem para o ex-campeão.
Martinez pareceu reagir no começo do terceiro e último round, mas o carioca não facilitou e tentou levá-lo ao chão, sem sucesso. Apesar de passar a ser acertado mais vezes, foi Aldo quem conseguiu deferir os golpes mais fortes.
Na reta final da terceira etapa, ele finalmente conseguiu derrubar Jonathan e, já sob os gritos de “é campeão”, o manteve no chão até o fim da luta.
Ao soar a buzina final, em uma atitude incomum, Aldo abraçou seu adversário antes mesmo de se levantar. Após três rounds de luta, José Aldo sacramentou seu retorno com uma vitória por decisão unânime dos juízes.
José Aldo promete brigar por novo título do UFC
Após a vitória, José Aldo aproveitou para agradecer o público do Rio de Janeiro pelo apoio durante a luta e falou sobre sua volta depois de se aposentar.
— Estou muito feliz, estava muito confiante, bem treinado. Jamais imaginava que voltaria aqui, na cidade que eu moro, com todas essas pessoas aqui. Estou muito lisonjeado. Obrigado, galera, eu amo vocês! Todas as vezes que eu vier aqui, é por vocês!—, declarou ele, ainda em cima do octógono, já coroado.
O carioca contou que usou o boxe em sua preparação e tentou colocar isso em prática na luta, mas Jonathan Martinez foi um oponente difícil.
— Esperava vencer, estou treinando bastante boxe, mas ele chuta bem. Tive que esperar os momentos certos para bloquear os chutes dele—, disse o Campeão do Povo.
Por fim, José Aldo não se esquivou dos questionamentos a respeito de seu futuro na organização e prometeu continuar lutando até voltar a ser campeão.
— Falei que não seria minha última luta, quero chegar um pouco mais longe. Acho que tenho idade, físico para ganhar mais lutas e ver se volto a ser campeão—, disse ele.