UFC 301: brasileiros dão show no preliminar com nocaute de estreante

Paola Zanon | 04/05/2024 - 22:58

O UFC 301, no Rio de Janeiro, com Alexandre Pantoja e Steve Erceg na luta principal, aconteceu na noite deste sábado (4) e teve oito lutas no card preliminar, todas com brasileiros em um dos lados. Seis deles saíram vitoriosos, sendo que três conseguiram um nocaute.

Pupilo de Diego Lopes, Alessandro Costa foi o responsável por dar início aos confrontos na Farmasi Arena, ainda vazia quando as lutas começaram —o que não impediu que a torcida já presente fizesse muito barulho para apoiar o manauara, que logo de cara, entregou um nocaute.

Aos poucos, a arena foi ficando cheia, e todos os lutadores estrangeiros tiveram que lidar com as vaias e os gritos de “uh, vai morrer!” da torcida brasileira. Quem mais conseguiu levar o público à loucura foi o estreante Maurício Ruffy, que nocauteou Jamie Mullarkey após uma tesoura que impressionou a todos.

UFC 301 começa com nocaute de Alessandro Costa

O primeiro round do confronto entre Alessandro Costa e Kevin Borjas, pela categoria peso-mosca, foi bastante equilibrado, com o brasileiro se saindo melhor no final ao levar o peruano para a grade e tentar uma finalização. O segundo assalto começou bem mais disputado, com Costa atacando bem mais o oponente, que já estava sangrando. No final do round, o manauara conseguiu nocautear Borjas.

Marreta supera Pichel em três rounds

O confronto entre Ismael Bonfim e Vinc Pichel, na categoria dos leves, já começou equilibrado, com os dois lados partindo para o ataque e acertando bons golpes no rosto um do outro, além de chutes. No segundo round, o brasileiro conseguiu uma atuação mais dominante —mesmo quando o Marreta caiu, conseguiu impedir o ataque do norte-americano.

Pichel mostrou reação no terceiro assalto e não facilitou a luta, apostando na trocação, mas Bonfim conseguiu manter a superioridade e venceu a luta por decisão unânime da arbitragem do UFC 301.

Dione Barbosa faz lituana tremer

Logo de cara, Dione fez Ernesta Kareckaite tremer ao levá-la ao chão. A brasileira conseguiu manter a lituana sob seu domínio durante boa parte do primeiro round, tentando finalizar a luta, ainda sem sucesso. No segundo assalto, a luta também não demorou para ir para o chão, mas Kareckaite conseguiu levantar e manter Dione deitada, apenas se defendendo de seus chutes.

O terceiro e último round foi o mais equilibrado do confronto, e também o que a luta permaneceu mais tempo em pé, com Ernesta finalmente conseguindo bons golpes contra a brasileira. Apesar disso, a decisão pela vitória de Barbosa pela categoria peso-mosca no UFC 301 foi unânime.

Ruffy estreia com nocaute no UFC 301

Pela primeira vez no octógono do UFC, Maurício mal chegou à categoria peso-leve e já mostrou a que veio. O brasileiro envolveu Jamie Mullarkey em uma tesoura na metade do primeiro round e conseguiu nocautear o australiano, que não teve chance nenhuma de defesa.

Após a vitória, Ruffy aproveitou para mandar um recado a Islam Makhachev:

— Eu sei que você está chateado comigo porque bati no seu melhor amigo. Aproveita os seus dias como rei, porque o novo rei da categoria chegou!—, avisou.

Primeira derrota brasileira no UFC 301

O confronto entre Joaquim Silva e Drakkar Klose na categoria peso-leve mal começou e precisou ser paralisado pelo juiz porque o brasileiro acertou um chute nas partes íntimas do norte-americano. Com o estrangeiro recuperado, a luta foi reiniciada e seguiu com um certo domínio de Klose na trocação.

Silva reagiu no segundo round ao levar o oponente para a grade, mas o confronto acabou sendo mais equilibrado. Já o terceiro assalto foi completamente dominado pelo brasileiro, que conseguiu derrubar o gringo e disparar uma sequência de socos, em uma tentativa de finalização. No fim, a arbitragem decidiu pela vitória de Drakkar de forma unânime.

Elves Brenner é superado por quirguiz

A luta não começou nada fácil para Elves Brenner; Myktybek Orolbai foi para cima do brasileiro com muita vontade, conseguindo um maior domínio no primeiro round. O ritmo do quirguiz não diminuiu no segundo assalto, mas o brasileiro continuou se mostrando um oponente difícil de derrotar, conseguindo até uma tentativa de finalização bem na reta final da etapa.

Com o apoio da torcida, Brenner voltou completamente dominante para o terceiro e último round, levando Orolbai ao chão nos primeiros segundos. Ainda assim, o quirguiz conseguiu a vitória pela categoria dos leves no UFC 301 por decisão unânime dos juízes.

Iasmin vence e volta a animar o público

Iasmin Lucindo e Karolina Kowalkiewicz começaram o confronto da categoria peso-palha na defensiva e, depois de trocarem alguns golpes, a brasileira levou a polonesa ao chão. A estrangeira, no entanto, não facilitou no segundo round, mas também não conseguiu dominar a cearense.

O terceiro assalto começou como o primeiro, com Lucindo levando a polonesa ao chão e tomando conta do octógono. A brasileira venceu por decisão unânime da arbitragem, para a alegria da torcida do UFC 301, que voltou a comemorar.

Tubarão encerra card preliminar do UFC 301 com nocaute

Para fechar o card preliminar do UFC 301, Jack Shore e Joanderson Brito subiram ao octógono da Rio Arena pela categoria peso-pena, e a luta começou com domínio do brasileiro, que levou o primeiro round.

O Tubarão seguiu dominante no segundo assalto e, sorrindo durante o confronto, conseguiu derrotar o galês por nocaute técnico, após uma paralisação médica pelo sangramento na perna de Shore. O brasileiro chegou a cinco vitórias seguidas.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.