Mais uma vez Chael Sonnen chama a atenção pelas polêmicas em suas declarações fora do octógono. Comentarista do UFC, o norte-americano acusou Lebron James, astro do Los Angeles Lakers e grande nome da NBA, de se dopar com o uso da substância Eritropoietina, popularmente conhecida como EPO.
A acusação foi feita durante participação no podcast ‘Flagrant’. Sonnen afirma ter propriedade para falar sobre o assunto, tendo em vista que, supostamente, ele e LeBron contariam com o mesmo fornecedor dos medicamentos que melhoram desempenhos dos atletas de alto nível.
— Se o mundo entendesse o que Lebron faz e o que essas (substâncias) para aumento de performances são capazes de fazer, saberiam o porquê de isso realmente importar. Temos o mesmo fornecedor e eu sei exatamente o que ele faz. EPO aumenta seus glóbulos vermelhos e é por isso que Lebron faz. Isso te dá resistência para que você consiga jogar durante todo o jogo –, acusou.
A Eritropoietina é uma substância proibida para atletas da NBA. A liga recebe críticas frequentes sobre testes e supostas medidas flexíveis de antidoping. Por outro lado, Chael Sonnen confessa que, como não está mais competindo, usa esteroides anabolizantes para se manter em forma.
Ex-lutador do UFC, Chael Sonnen foi flagrado em exames antidoping durante sua trajetória no MMA. Em sua carreira, ele disputou títulos nos pesos-médios (até 83,9kg) e pesos-meio-pesados (até 93kg), além de marcar história com rivalidade contra Anderson Silva.