Rose Namajunas: notícias, estatísticas e quanto ganha no UFC

Marcelo Cartaxo | 13/04/2023 - 19:30

Ex-campeã do peso-palha (até 52,1 kg) do UFC, Rose Gertrude Namajunas nasceu em Milwaukee, no estado de Winconsin. A norte-americana foi revelada para o mundo no reality-show promovido pela própria organização: The Ultimate Fighter: A champion will be crowned.

A atleta iniciou sua caminhada nas artes marciais ao entrar no taekwondo. Aos 9 anos, ela já era faixa preta. Após isso, começou a praticar karatê e jiu-jitsu com 16 anos. Ainda no ensino médio, começou a treinar kickboxing e artes marciais mistas com Duke Roufus, dono da academia Roufusport.

Sua primeira luta no octógono aconteceu em 2010. Acumulando um recorde de quarto vitórias e nenhuma derrota, Namajunas ganhou acesso para o Invicta Fighting Championship, estreando no profissional três anos após sua primeira luta. A primeira adversária foi Emily Kagan no Invicta FC 4. Depois de dois rounds equilibrados, Rose finalizou a luta ao encaixar um mata-leão no terceiro round. Além disso, garantiu o prêmio de Finalização da Noite.

Em seguida, a lutadora venceu também sua segunda luta como profissional contra Kathina Cantron, com sua luta mais curta até aqui em sua carreira. Foram apenas 12 segundos de disputa antes de Namajunas finalizar a adversária com uma chave de braço voadora, rendendo o prêmio de Finalização da Noite pela segunda vez consecutiva. Em suma, sua única derrota na organização foi para Tecia Torres, uma das maiores promessas na época.

Já no UFC, a atleta teve início no TUF em dezembro de 2014, disputando o cinturão inaugural do peso-palha feminino, mas foi derrotada por Carla Esparza. Anos depois em 2022 as lutadoras ficaram frente a frente novamente e Rose mais uma vez saiu perdedora. São nove vitórias e quatro derrotas com UFC até aqui.

ESTATÍSTICAS DE ROSE NAMAJUNAS

TÍTULOS E OUTRAS CONQUISTAS

Invicta Fc

  •  Finalização da noite (duas vezes)

Women’s MMA Awards

  •  Finalização do ano (2013 contra Kathina Canton)

MMAInterest.com

  • Finalização do ano (2013 contra Kathina Canton)

BloodyElbow.com

  • Finalização do ano (2013 contra Kathina Canton)

MMA Nuts.com

  • Finalização do ano (2013 contra Kathina Canton)

The MMA Corner.com

  • Finalização do ano (2013 contra Kathina Canton)

Bleacher Report

  •  Luta do ano x Tecia Torres (2013)
  • Finalização do ano (2013 contra Kathina Canton)

MMAWeekly.com

  • Finalização do ano (2013 contra Kathina Canton)

AwakeningFighters.com WMMA Awards

  • Finalização do ano (2013 contra Kathina Canton)

SALÁRIO DE ROSE NAMAJUNAS NO MMA

De acordo com o site The Sports Daily, Rose teve a fortuna avaliada em US$ 1.5 milhão em 2021. Até agora, sua maior bolsa recebida por uma luta foi contra Joana Jedrzejczyk em 2018, no evento de retorno ao MMA de Georges St-Pierre, quando enfrentou Michael Bispin e venceu com um mata-leão.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

No fim de 2022, Rose Namajunas participou de um campeonato de grappling, algo comum entre lutadores e praticantes jiu-jitsu, sendo praticamente o mesmo esporte, mas sem o kimono. Enfim, Rose foi finalizada por Gillian Robertson com 65 segundos de luta. Vale ressaltar que a duração total da luta era de 10 minutos, mas a ex-campeã foi finalizada bem antes do esperado.

Uma lutadora que Rose enfrentou mais de uma vez em sua carreira foi a chinesa Weili Zhang, e Namajunas levou a melhor nos dois encontros. Recentemente, em entrevista ao MMAHour, a lutadora disse que estaria disposta a fechar uma trilogia de lutas contra Rose.

“Eu ainda quero lutar com ela de novo. Com certeza. Talvez aninha na próxima defesa de cinturão. Sei que vamos nos esbarrar de novo”, declarou Zhang.

A mesma sabe que voltou a se tornar alvo da divisão, conversando sobre a pressão de ser campeã no UFC.

“Eu não tenho pressão agora. Eu quero ser minha antiga versão. O cinturão é apenas algo que me motiva a continuar melhorando e treinando. Eu sei que não serei campeã para sempre. Vejo todos os dias no instituto de performance do UFC, fotos de lutadores famosos, membros do Hall da fama, atletas históricos e sei que não foram campeões para sempre. Um dia acontecerá o mesmo comigo. Então meu foco agora, é seguir em frente.”

 

 

Escrito por Marcelo Cartaxo
Marcelo Cartaxo é um estudante de jornalismo na Universidade Veiga de Almeida, cujo interesse e paixão pelo jornalismo esportivo o levaram a acumular experiências em várias plataformas renomadas. Sua trajetória inclui colaborações notáveis em veículos como Premier League Brasil, Minha Torcida, Esportelandia, Futebol na Veia e ShaftScore.