Uma das maiores lendas do jiu-jitsu e do vale tudo, Rickson Gracie fez uma revelação triste sobre o seu estado de saúde.
Aos 64 anos, um dos maiores representantes das artes marciais e membro da família Gracie revelou durante entrevista para a sobrinha Kyra Gracie que foi diagnosticado com a doença de Parkinson há dois anos. Segundo Rickson Gracie, a doença já afetou seu sistema motor e diminuiu sua habilidade de movimentação, mas não abateu sua confiança e felicidade de viver e seguir em frente.
— Eu estou pronto para qualquer coisa na minha vida. Eu aceito não só os meus erros, mas as minhas vitórias também. Eu aceito a vida e tudo o que eu fiz, então hoje eu estou feliz. Essa condição neurológica abriu os meus olhos para a minha idade e para a realidade. Não mudou muita coisa desde então, mas eu tenho tremores nas mãos, uma certa dificuldade de movimentação, coisas que eu não tinha antes. Os sintomas não me incomodam muito porque minha motivação de levantar e trabalhar continuam intactas — afirmou Rickson.
VEJA TAMBÉM;
+ Bruno Blindado descreve ‘desfecho dos sonhos’ em luta no UFC
++ Jessica Bate-Estaca desafia má fase e tem retorno confirmado no UFC
De olho encarar o diagnóstico da forma mais positiva possível, Rickson Gracie afirmou que prefere encarar a situação como um presente de Deus em vez de uma surpresa. Enquanto segue retribuindo para a comunidade do jiu-jitsu e trabalhando com seu maior amor, a lenda da arte suave prefere levar sua vida da forma mais leve possível sem pensar muito no dia seguinte.
— Eu não vejo como uma surpresa, mas sim como outro presente de Deus para ver o que eu vou fazer sobre isso. Se eu te der muito dinheiro e você fizer coisas ruins, o dinheiro não serviu para nada. Mas se eu te der muito dinheiro e você fizer boas coisas, então eu estou feliz que eu te dei muito dinheiro. Deus me deu uma situação que eu posso transformar tudo para o bem. E a melhor reação que eu posso ter hoje na minha vida é que eu realmente posso expressar minha gratidão ao jiu-jitsu, seguindo trabalhando com o jiu-jitsu e emponderando pessoas, transformando de certa forma o jiu-jitsu para ser mais acessível aos mais necessitados. Então, eu me vejo nadando livremente em um oceano azul perfeito, esperando pelo próximo dia sem muita preocupação — completou Rickson.
Filho de Hélio Gracie, Rickson Gracie é um faixa vermelha de nono grau considerado por muitos o melhor praticante de jiu-jitsu da história. Ele construiu uma carreira invicta com nove vitórias no Vale Tudo e no jiu-jitsu, vencendo diversos nomes na arte suave. Um dos principais mitos sobre a carreira de Rickson apontam que ele teria vencido 400 lutas e jamais sido derrotado entre todas as regras de artes marciais.
7 de Setembro no meu canal:https://t.co/wAto93JGJd
— Kyra Gracie (@kyragracie) September 7, 2022