PFL Challengers Series: Entenda como funciona essa fase do evento

Ari Junior | 09/02/2023 - 13:00

A PFL Challengers Series é o evento de promoção de atletas em busca de um contrato com a Professional Fighters League (PFL). Jovens lutadores participam de lutas nas categorias pena, leve, meio-médio, pesado no masculino e mosca e pena feminino. 

Como funciona a PFL Challengers Series? 

Os eventos Challengers Series são divididos em oito semanas antes da temporada regular da PFL, em que o campeão de cada categoria conquista o prêmio de 1 milhão de dólares. 

Durante cada semana do Challengers Series, são marcadas quatro lutas de uma categoria específica e o público junto com os jurados escolhem, entre os vencedores dos embates, um atleta que conquista o contrato para disputar a temporada regular da PFL 

Na fase de escolha dos atletas selecionados para assinar o contrato, superestrelas do esporte mundial e artistas de renome internacional fazem parte do processo. Myke Tyson, Ray Lewis e Todd Gurley já participaram de eventos passados como jurados. 

O processo de escolha consiste na sequência de escolha dos jurados que reduzem os quatro vencedores da noite para apenas dois. Em seguida, o público escolhe o candidato preferido para conquistar o contrato.  

No entanto, os jurados, que são superstars do esporte, cinema e música, chamados de painel de celebridades, possuem outro direito de escolha.  

Se a escolha do painel de celebridades for parecida com a do público, o lutador confirma o contrato. Caso contrário, um jurado especial decide como desempate. 

O contrato conquistado na PFL Challenger Series confirma o quê? 

O vencedor do contrato fica apto para participar da temporada regular da Professional Fighters League (PFL). A temporada da organização divide atletas de cada divisão específica em grupos e cada lutador participa de duas lutas. 

As vitórias por nocaute, finalização e decisão dos juízes garantem três pontos. Nocautes e finalizações confirmam bônus conforme o momento em que a luta é vencida. No 1º round: três pontos de bônus; 2º round: dois pontos; e no terceiro: apenas um ponto. 

Os quatro melhores classificados de cada categoria disputam as semifinais e posteriormente as finais. O campeão de cada divisão conquista o cinturão e o prêmio de 1 milhão de dólares. 

Foto Destaque: Divulgação/ PFL 

Escrito por Ari Junior
Ari Junior, baiano e apaixonado pelas histórias que o esporte nos proporciona. Fã de esportes desde criança,  acompanho NBA, NFL, MMA e futebol nacional e internacional. Como estudante de jornalismo e com o sonho de trabalhar com o jornalismo esportivo, busco cobrir os principais eventos esportivos do mundo.