Boxe: Oleksandr Usyk vence Tyson Fury e unifica cinturões do peso pesado

Matheus Costa | 18/05/2024 - 22:03

O peso pesado do boxe profissional tem um novo rei. O ucraniano Oleksandr Usyk fez história neste sábado (18) ao encerrar a invencibilidade de Tyson Fury no esporte e unificou os cinturões da categoria com uma vitória por decisão dividida diante de uma performance dominante no ringue diretamente da Kingdom Arena em Riyad, Arábia Saudita.

Considerado azarão para o confronto, Usyk teve uma atuação perfeita para anular Tyson Fury e conseguir a vitória. Explorando seu ótimo preparo físico, o ucraniano conseguiu abafar a diferença de altura e envergadura com sua explosão e velocidade, anotando um impressionante knockdown durante o nono round. No fim, os juízes concederam a vitória por decisão dividida com 114-113 e 115-112 para Oleksandr, enquanto um juiz lateral deu o placar de 114-113 para Fury.

Primeiro campeão unificado da categoria dos pesados desde 1999, quando Lennox Lewis venceu Evander Holyfield, Oleksandr Usyk conseguiu controlar as ações do confronto na segunda metade da luta. Fury conseguiu impor sua superioridade física ao usar combinações de jab e direto entre o terceiro e o quinto round, chegando a gerar um corte no supercílio do ucraniano.

A partir do sexto assalto, Usyk encontrou o ritmo para contra-atacar os golpes do inglês, usando golpes na linha de cintura para desacelerar o adversário. Depois do oitavo round, o “Gypsy King” sentiu o cansaço e acabou sucumbindo ao volume de golpes.

– É uma grande oportunidade para mim, para minha família, para o meu país e para a história. É um grande dia -, afirmou.

Tyson Fury explica derrota contra Oleksandr Usyk e garante revanche

Entrevistado no ringue logo após a primeira derrota em sua carreira, Tyson Fury afirmou que acredita que tenha vencido o confronto, mas pretende não dar desculpas sobre o resultado da luta. Além disso, ele garantiu que seu contrato inclui uma cláusula para revanche imediata e ela será exercida.

– Eu acredito que eu venci a luta, mas eu não vou sentar aqui e chorar e dar desculpas. Eu acredito que ele ganhou alguns rounds, mas eu venci a maioria deles. O que você pode fazer? Nós fizemos uma boa luta e demos o nosso melhor. Mas não tenha dúvida, eu venci essa luta e eu vou voltar. Temos uma cláusula de revanche imediata -, afirmou Fury.

Escrito por Matheus Costa
Matheus Costa é jornalista, repórter e redator com passagens por MMA Brasil, LANCE!, O Dia, Yahoo! e outros. Sua carreira no jornalismo iniciou na cobertura do MMA, depois se expandindo para a cobertura do futebol e dos bastidores de televisão esportiva brasileira. Já cobriu in loco eventos de MMA, futebol, basquete e jiu-jítsu.