UFC 286: Edwards aponta chave para vitória em trilogia contra Usman

Igor Ribeiro | 14/03/2023 - 17:08

Após conquistar o cinturão dos pesos-meio-médios (até 77,1 kg) do Ultimate, em agosto de 2022, Leon Edwards coloca neste sábado (18), em Londres, na Inglaterra, o seu título em jogo pela primeira vez no UFC 286. O anfitrião encara o nigeriano Kamaru Usman em uma trilogia do MMA e aposta na falta de confiança do adversário. 

O próprio Edwards levantou a questão mental como grande dúvida para Usman na terceira luta entre os atletas. Em entrevista ao canal BT Sport, ele mostrou confiança em um cenário positivo no embate.  

— Não consigo ver uma mudança significativa em um espaço de cinco ou seis meses para se tornar um lutador diferente. O nocaute afeta um lutador de forma diferente. Ele tem 35, 36 anos agora e está vindo de nocaute. Vai lutar com o mesmo cara que o nocauteou. É meu show, minha cidade. Nunca perdi na Inglaterra. Vejo a torcida como energia. Não sei como ele conseguiria me derrotar.  

Leon Edwards x Kamaru Usman – a trilogia 

Em sua carreira, o Edwards soma um retrospecto de 20 resultados positivos e três negativos, além de já ter batido Vicente Luque, Rafael dos Anjos, Donald Cerrone e Nate Diaz. Ele não atua no país há quatro anos e conta com o apoio da torcida local. 

Primeiro campeão africano da história da organização, Kamaru Usman era visto como intocável no posto de campeão e precisa dar resposta rápida para voltar ao topo após ter sua sequência de 19 triunfos quebrada. O nigeriano, que chegou a defender quatro vezes o cinturão. Ele ostenta um cartel de 20 triunfos e dois reveses.  

Válida pelo cinturão até 77 kg, a luta principal de Edwards e Usman marca o desempate em trilogia entre os dois atletas. No primeiro encontro, em 2015, o nigeriano saiu vitorioso na decisão unânime dos juízes. Por fim, em 2022, o inglês deu o troco com um nocaute no quinto round, em uma das maiores reviravoltas da história do esporte.