Lenda do jiu-jítsu, mestre da família Gracie morre aos 88 anos

Igor Ribeiro | 29/04/2023 - 17:23

Luto no mundo do jiu-jítsu. Na noite dessa sexta-feira (28/04), morreu Robson Gracie, aos 88 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pela neta do mestre, Kyra Gracie, em suas redes sociais. A causa da morte não é conhecida.

Grande nome da arte suave, Robson foi um dos responsáveis por divulgar o nome da modalidade pelo mundo. Mestre na família Gracie, o ex-lutador é o segundo filho de Carlos e também teve conquistas expressivas no Vale-Tudo. Ele chegou à faixa vermelha, que é o nono grau e mais alto do esporte.

Em seu Instagram, Kyra citou o avô como uma das pessoas mais importantes de sua vida e prestou uma homenagem.

— Hoje o jiu-jítsu se despede do Grande Mestre Robson Gracie, patriarca da Família Gracie e faixa vermelha. Eu me despeço do meu eterno avô amado, que é uma das pessoas mais importantes da minha vida —, escreveu Kyra.

Última entrevista de Robson Gracie

 Robson Gracie fez sua última aparição pública em podcast justamente com Kyra, que foi publicado no dia 27 de abril — um dia antes de sua morte. Ao falar sobre seus 88 anos, o mestre falou sobre seu legado, a história e a reconhecida importância de sua família para o jiu-jitsu

— 88 anos. Eu, das coisas que eu fiz, depois que arranjei enfrentamentos, calculava que não vivesse aos 25 anos de idade. Já que Deus me segurou e manteve aqui, agora chegou a hora de começar a pensar e organizar não só as vontades que estão aí. Nós demos honrada no mundo. Encaramos todo mundo, fomos até onde poderíamos ir e encaramos todo mundo sem perguntar nada antes —, disse.

Ele deixa os filhos Charles, Flávia, Keila, Ralph, Renzo e Robson Jr e era pai de Ryan, falecido em 2007.