Na luta principal do UFC Vegas 44 tivemos o aguardado combate entre José Aldo x Rob Font, dois tops da divisão dos galos (até 61 kg) do UFC. Duelo que ocorreu na madrugada deste sábado (4) no octógono montado no UFC Apex, em Las Vegas, Nevada, Estados Unidos. Para esse combate, tínhamos expectativa de uma animada luta entre dois lutadores que frequentam a parte de cima da interessante divisão em questão. Assim, Aldo se encontrava na 5° posição, enquanto Font era o 4° na mesma tabela. Veja como transcorreu esse impressionante combate.
Conteúdo
Confira as entrevistas pós-luta de José Aldo e Rob Font
1º ROUND: KNOCKDOWN LADRÃO DE ROUND
A luta principal da noite teve início de forma bastante movimentada, com Rob Font tomando a iniciativa do combate. O atleta em questão fez uso de sua excelente envergadura e seu duro jab para desde o início do combate abusar dos golpes desferidos com sua mão da frente e apostar num interessante controle de distância. No segundo minuto de luta, Font optou por fazer uma dura investida em queda, momento em que o brasileiro mostrou, como sempre, que não é qualquer um que o coloca para baixo.
José Aldo apresentava grandes dificuldades nesta parcial do combate. O boxe bem alinhado de Font estava sobressaindo e a movimentação de cabeça do brasileiro estava se apresentando bastante deficiente. No entanto, ao fim do primeiro assalto, José Aldo mostrou porque é considerado um dos melhores de todos os tempos. O manauara acertou uma bomba de direita na face de Rob Font, que foi a knockdwn, fazendo com que na nossa contagem e também na de dois jurados o brasileiro conseguisse levar a melhor no assalto. 10×9 para o lutador brasileiro.
2º ROUND: VOLUME X POTÊNCIA
O segundo assalto começou novamente com Rob Font levando a melhor nas trocas de golpes e impondo um volume maior sobre José Aldo. No entanto, aos dois minutos de luta, Aldo novamente coloca a mão dura sobre seu adversário que faz com que o mesmo se veja bastante atordoado. Desta forma, tivemos mais uma parcial apontando para o duelo potência x volume, no qual a potência de Aldo prevaleceu sobre a quantidade de golpes aplicados por Rob Font. Mais um round para o brasileiro.
3º ROUND: JOSÉ ALDO RAIZ
O presente round apresentou a boa e velha faceta de José Aldo que o tornara notório entre os fãs. Estamos falando de seus temidos chutes baixos. O brasileiro começou o assalto fazendo exatamente aquilo que seus treinadores o orientaram para realizar, soltando bastantes chutes na perna para deixar o oponente em dúvida e abrir ainda mais espaço para as mãos do ex-campeão entrarem. A estratégia dos chutes baixos deu muito resultado, principalmente devido ao fato de nenhum deles foi devidamente defendido por Font.
Assim, levando a pior na luta em pé, o oponente do brasileiro foi obrigado a tentar mais uma vez a queda. Mas para a alegria dos fãs, Aldo conseguiu reverter essa tentativa de queda e cair numa posição de superioridade no solo. Os fãs estavam assim presenciando um dos raros casos de José Aldo aceitando uma luta no chão e colocando sua faixa preta para jogo. Faltando dois minutos para a parcial se encerrar, Font consegue novamente ficar de pé, Aldo conecta mais bons chutes na perna e o round acaba. Mais um round para a conta do atleta brasileiro, que forçava o oponente a se expor ainda mais nos rounds de campeonato.
4º ROUND: ALDO GANHA O ROUND VIA DOMÍNIO POSICIONAL
O brasileiro já começou o quarto round com uma linda sequência de jab/direto que logo no início fazem Font sentir mais uma vez. A luta então vai para o chão, com Aldo mais uma vez no domínio, desta feita com apenas um minuto de parcial. O lutador mantém por boa parte do assalto o domínio posicional. Em suma, este round foi o mais claro em favor do brasileiro, que na contagem dos juízes caminhava a passos largos para a vitória.
5º ROUND: BRASILEIRO CARIMBA GRANDE ATUAÇÃO
Sabendo de sua urgência, Rob Font começou o derradeiro round com tudo. O porto-riquenho conseguiu assim abrir relativa vantagem no começo do round, com Font conseguindo vantagem tanto na trocação quanto na luta de grade. Do meio para o final do assalto, no entanto, o cenário mudou completamente. Aldo acertou duros golpes que fizeram Font ir ao solo novamente. Uma vez no chão e com o adversário atordoado, Aldo avançou posições e chegou a pegar as costas do rival.
Assim, o brasileiro tentou o mata-leão, mas não conseguiu finalizar o combate. Ao fim de mais um round para o “Campeão do Povo” e clara vitória de José Aldo. 10×9 para o brasileiro. Por fim, na papeleta dos juízes, os três árbitros deram a luta para o brasileiro (50×45, 50×45, 49×46), mesmo resultado anotado pelo quintoquartobr.
JOSÉ ALDO X ROB FONT – E AGORA?
Com mais essa vitória no cartel, Aldo confirma a boa fase e fica a apenas mais uma luta de uma nova disputa de cinturão. O lutador da Nova União desafiou ainda no cage o veterano lutador da categoria e também ex-campeão TJ Dillashaw. Uma luta que promete ser extremamente movimentada. Já para Font, resta dar um passo atrás e refazer seu caminho até o cinturão, pois perder para José Aldo não é demérito para ninguém.
Foto Destaque: Reprodução / Getty Imagens