Anderson Silva já tem data e local para fazer sua terceira luta de boxe profissional. A lenda do MMA terá pela frente outro atleta lendário das artes marciais mista, o americano Tito Ortiz. Após vencer Julio Cesar Chavez Jr. em junho, Spider voltará ao ringue no dia 11 de setembro, no mesmo evento que terá Vitor Belfort x Oscar de la Hoya, em Los Angeles. O duelo será disputado no peso casado, com limite 88,5 kg, o que incomodou bastante Ortiz que ao longo de sua carreira sempre lutou na faixa dos 93 kg.
Aos 46 anos, o incansável Anderson Silva acumula um cartel de três lutas profissionais de boxe no cartel, sendo duas vitórias e uma derrota. Em sua apresentação mais recente, Anderson mostrou que ainda pode ter uma boa trajetória na nobre arte. O brasileiro surpreendeu com uma ótima performance e venceu Julio Cesar Chavez Jr, ex-campeão mundial de boxe, por decisão dividida, em evento que ocorreu em junho deste ano, no México.
Por outro lado, Tito Ortiz, que também tem 46 anos, fará sua estreia nos ringues. O “Bad Boy de Huntington Beach” é ex-campeão do UFC, no peso meio-pesado, e não disputa uma luta de MMA desde dezembro de 2019, quando bateu Alberto “El Patrón” Rodriguez por finalização, no evento Combate Americas.
ORTIZ CRITICA NEGOCIAÇÕES E ATACA ANDERSON SILVA
Em entrevista a ‘TMZ', Ortiz criticou a exigência do Spider em lutar no peso casado.
“Houve algumas negociações a respeito do limite de peso para a luta. Eu tinha muito respeito por esse cara, mas ele fez o que fez no contrato. Perdi todo o respeito por ele depois disso. Ele quer que eu desça para 88,5kg. Silva já lutou seis vezes nos 93kg na sua carreira no MMA, e agora quer que eu desça para 88,5kg. Isso mostra o medo que ele tem da minha força. A última vez que pesei 88,5kg foi no meu segundo ano da faculdade, quando lutava wrestling” – disse Ortiz.
“Mas vou bater o peso. Vou literalmente cortar um pedaço do corpo pra isso. Nunca estourei o peso na minha carreira, mas Anderson passou do limite fazendo isso. Por isso perdi o respeito por ele. Ele é um dos melhores da história no MMA, mas não o respeito mais. Isso só me dá mais força e mais agressividade nos treinos para arrebentar a cara dele” – completou o americano.
O QUE ESPERAR DESSE DUELO
Apesar do clima de provocação por parte de Tito Ortiz, o brasileiro sobe ao ringue com um favoritismo considerável. Anderson Silva se notabilizou ao longo de sua carreira por sua técnica apurada na luta em pé, com socos e esquivas que o consagraram. Em contrapartida, o americano se notabilizou por ser um wrestler bastante duro. Apesar de bom trocador, Ortiz não tem o nível do boxe do brasileiro.
Além disso, outro fator que deve ser determinante no confronto de 11 de setembro é que Anderson Silva treinou boxe ao longo de toda a sua vida profissional, além de vir de uma recente luta na nobre arte, ao contrário de Tito que fará sua estreia na modalidade. Spider ainda leva vantagem no peso. Assim, não terá problemas no corte. Já de Tito Ortiz, não podemos dizer o mesmo. Na envergadura temos 1,98 cm x 1,91 cm, em favor do brasileiro.
O certo é que teremos um duelo bastante atrativo e que certamente despertará atenção dos fãs, pois estarão no ringue frente a frente dois dos principais atletas da história do MMA mundial.
Foto: Reprodução / Getty Imagens
Natural de Bagé, Rio Grande do Sul. Pai do Martín e Valentina. Administrador de Empresas. Aficionado por MMA. Criador do @ufcoctogono no Instagram. Grêmio, Churrasco, Cerveja e Rock'n Roll!