Depois de servir na guerra contra a Rússia, o boxeador ucraniano Vasyl Lomachenko está pronto para retomar sua carreira e retornar ao ringue. O lutador de 35 anos irá disputar neste sábado (20) o posto de campeão absoluto da categoria dos leves contra o atual rei da divisão Devin Haney no próximo sábado, em Las Vegas, Estados Unidos.
Lomachenko se apresentou ao exército ucraniano assim que a guerra iniciou entre seu país natal e a Rússia, no início de 2022, logo após sua vitória contra Richard Commey, em dezembro. A vitória iria lhe credenciar para disputar o cinturão contra George Kambosos, mas o experiente atleta não pensou duas vezes em defender seu país e colocou sua carreira em hiato.
Foram cerca de cinco meses em que Lomachenko defendeu seu país até receber uma liberação especial para retornar a Los Angeles, em agosto de 2022, para retomar sua carreira. Cinco meses que, segundo o próprio, proporcionaram uma experiência que o mudou completamente como homem. Mas não como lutador.
— Toda essa situação me mudou como indivíduo, mas não me mudou como boxeador. Eu sou o mesmo boxeador com amor pelo boxe, com a mesma dedicação e os mesmos objetivos que eu quero alcançar — afirmou.
Em sua primeira luta depois de um ano, Lomachenko venceu Richard Commey por decisão unânime com uma boa atuação. O triunfo lhe rendeu a chance de disputar novamente o cinturão dos leves, mas desta vez, contra um novo adversário. Kambosos acabou derrotado duas vezes em sequência para Devin Haney, que unificou os cinturões da divisão.
Lomachenko e Haney, que nunca se enfrentaram, possuem uma história fora dos ringues. Em 2019, quando o ucraniano era o campeão da categoria e, para muitos, o melhor lutador do mundo, Devin buscava uma chance pelo título – mas sempre foi preterido por Vasyl. E o americano nunca se esqueceu disso.
— Definitivamente sinto que ele (Lomachenko) deveria ter lutado comigo quatro anos atrás. Eu teria tido pelo menos a minha oportunidade quatro anos atrás. Mas Allah faz planos perfeitos e a minha hora chegou. Vai ser pior para ele do que teria sido há quatro anos — afirmou Haney durante a coletiva nesta semana.
Los boxeadores ucranianos Usyk, Lomachenko y Vitali Klitscko se unen a la guerra de Ucrania a defender su tierra natal. Dos boxeadores siguen activos y uno estaba retirado desde hace tiempo, mi más sinceros respetos a estos tres y mucha suerte🙏 pic.twitter.com/wiBtNocjlL
— Man Epic (@EpicIkerMan) February 28, 2022
Apesar da rivalidade entre os dois, Haney deixa bem claro que admira seu rival do próximo sábado pela atitude de ter deixado sua carreira de lado para lutar por seu país. Afinal, sua desistência permitiu que Devin lutasse e ganhasse os cinturões, então chegou a hora de retribuir.
— Respeito a decisão dele de ter ido lutar por seu país. Me permitiu ter recebido a chance de lutar na Austrália (pelo cinturão), então o correto é que eu dê essa oportunidade a ele também — explicou Haney.
Aos 24 anos de idade, Devin Haney está invicto no esporte com 29 vitórias e 15 nocautes. No entanto, o americano nunca enfrentou um adversário do nível de Lomachenko, que é bicampeão olímpico e ex-campeão de três divisões diferentes no boxe profissional. O ucraniano sustenta um cartel de 17 vitórias e duas derrotas, com 11 nocautes, aos 35 anos.
Vasyl Lomachenko x Devin Haney
Onde assistir: Canal Combate
Data: 20/5/2023
Horário: 20h50 (de Brasília)