Boxe: Bia Ferreira faz história e conquista bicampeonato mundial

Igor Ribeiro | 26/03/2023 - 13:00

Bia Ferreira é bicampeã mundial de boxe. Neste domingo (26), a brasileira bateu Angie Valdez Pana e conquistou o ouro dos pesos-leves femininos (até 60 kg) pelo Campeonato Mundial de Boxe. Ela conseguiu a vitória na decisão unânime dos juízes e repetiu o feito de 2019. O duelo foi realizado em Nova Dehli, na Índia.

A brasileira, que já chegava na liderança do ranking, confirmou o favoritismo no torneio. Ela venceu três adversárias – Danielle Scanlon, Tagachi Ayaka e On Yeoni -, todas na decisão unânime dos juízes, antes de chegar à grande final.

Bia Ferreira domina Angie Valdez e conquista título mundial

Com estilo superior diante da colombiana, Bia teve amplo domínio em todos os rounds. A brasileira, no assalto inicial, aplicou uma sequência arrasadora com três golpes que balançaram a rival. Ela partiu para cima e viu a adversária se defender em busca de um contragolpe – que não aconteceu.

Já no segundo round, Ferreira viu Valdez tentar impor seu ritmo, mas rodou nos ringues e confundiu a movimentação para a rival. Ela apenas se poupou para o terceiro e último assalto, quando aplicou um soco cruzado de esquerda. Já em vantagem, ela optou por não se expor e garantiu a vitória por pontos.

Com o resultado, Bia Ferreira faz história como a maior campeã brasileira no Campeonato Mundial de Boxe. A brasileira chegou em seu 36º pódio em 37 torneios internacionais. Ela também foi finalista nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, mas perdeu para Kellie Harrington na grande final.