Bellator 292: primo de lenda busca defender título pela primeira vez

Igor Ribeiro | 10/03/2023 - 14:46

O nome pesa, mas Usman Nurmagomedov quer deixar de lado as comparações com seu primo, Khabib Nurmagomedov, e reafirmar seu valor no MMA. Destaque dos pesos-leves (até 70,3kg), o russo entra em ação nesta sexta-feira (10/3) em busca da primeira defesa de cinturão pelo Bellator 292.  

O Bellator dá o pontapé inicial para o aguardado Grand Prix dos pesos-leves. Na luta principal da noite, o atual campeão, Usman Nurmagomedov, tem a missão de frear a empolgação do veterano ex-UFC, Ben Henderson. O show conta com 12 lutas programadas e será realizado em San José, nos Estados Unidos.  

Usman Nurmagomedov x Ben Henderson 

Com uma invencibilidade de 16 triunfos seguidos, Usman tenta defender pela primeira vez o título dos pesos-leves, conquistado em novembro de 2022. Na ocasião, o russo, que é primo do ex-campeão do UFC, Khabib Nurmagomedov, bateu o brasileiro na decisão unânime dos juízes. 

Com estilo completo, Usman foge da característica de boa parte dos lutadores treinados por Khabib. Apesar de um vasto arsenal em sua luta de solo, o campeão tem como base a trocação, já que faturou oito de suas vitórias em pé, além de cinco finalizações e três decisões.  

Ben, por sua vez, é um velho conhecido dos amantes de MMA. O norte-americano, que já foi detentor do cinturão do UFC na categoria, chega em uma sequência de dois resultados positivos seguidos e busca voltar ao topo do esporte. Aos 39 anos, ele soma um cartel de 30 triunfos e 11 reveses. 

Apesar de estar longe de seu auge no esporte, Henderson segue competitivo. Com o apelido de “Smooth”, ou “Suave” em tradução livre, o lutador possui a característica de se mover com leveza e resistência contra as situações de perigo no cage circular. Ele, no entanto, leva boa parte de suas lutas para a pontuação dos juízes – incluindo as quatro últimas apresentações.   

Duelo empolgante e ‘Novo Anderson Silva’ x brasileiro 

Já no segundo duelo mais importante da noite, Tofiq Musayev e Alexandr Shabily ficam frente a frente. O vencedor também se credencia às semifinais do GP nos leves.  

Apontado como o ‘Novo Anderson Silva’ no passado por estilo de esquivas e guarda baixa, Michael Page vislumbra voltar ao caminho das vitórias contra o brasileiro Goiti Yamauchi. A luta acontece pelos meio-pesados (até 77kg).  

Confira o card completo do Bellator 292 

CARD PRINCIPAL
Peso-leve: Usman Nurmagomedov x Benson Henderson
Peso-leve: Tofiq Musayev x Alexander Shabliy
Peso-pesado: Valentin Moldavsky x Linton Vassell
Peso-meio-médio: Michael Paige x Goiti Yamauchi
CARD PRELIMINAR
Peso-galo: Enrique Barzola x Erik Perez
Peso-galo: Josh Hill x Cass Bell
Peso-médio: Khalid Murtazaliev x Tony Johnson
Peso-meio-pesado: Julius Anglickas x Dovletdzhan Yagshimuradov
Peso-galo: Bobby Seronio III x Alberto Garcia
Peso-pena: Laird Anderson x Rogelio Luna
Peso-médio: Theo Haig x Adam Wamsley
Peso-meio-médio: Dupree Stewart x Demetri Georgiades