A organização do Bellator segue mantendo suas tradições. Antes mesmo de finalizar o torneio de pesos-galos (até 61kg), a companhia norte-americana confirmou a realização de mais uma competição no formato mata-mata para 2023.
Desta vez, o concorrente do UFC vai promover um grand prix pela categoria dos pesos-leves (até 70kg), com direito ao também tradicional prêmio de US$1 milhão (R$5,1 milhões hoje) para o vencedor.
Os oito participantes do GP
Campeão linear da divisão, Usman Nurmagomedov foi confirmado no torneio. O russo enfrentará o ex-campeão do UFC, Benson Henderson, como parte da primeira fase do GP em evento marcado para o dia 10 de março, em San Jose, EUA. Outra luta confirmada para o torneio é Tofiq Musaev x Alexander Shabliy. O duelo foi definido como co-evento principal no card do dia 10.
O brasileiro e ex-campeão Patricky Pitbull, irmão de Patrício, também foi anunciado no grand prix, embora sem oponente e data para competir anunciados. Um dos favoritos ao título, o ex-campeão dos pesos-penas AJ McKee, que recentemente subiu de categoria, também vai competir pelo prêmio. Os outros dois participantes são Sidney Outlaw e Mansour Barnaoui, fechando os oito nomes da competição.
Ainda para o card do dia 10, um confronto de pesos-galos entre Josh Hill e Cass Bell, bem como um duelo de pesos-pesados (até 120kg) envolvendo o brasileiro Wladmir Gouvea e Sean Tucker, também foram anunciados como parte das preliminares do evento, assim como Theo Haig x Adam Wamsley pela categoria dos médios (até 84kg).
Mais detalhes do torneio
Em nota oficial, o Bellator deixou claro que todas as lutas terão cinco rounds de cinco minutos, e a chave oficial com todos os confrontos será anunciada em breve. Além disso, a organização confirmou que o título linear de Nurmagomedov estará em jogo durante toda a competição.
Em eventos nestes moldes, é preciso se preparar para imprevistos. Sendo assim, a organização também vai trabalhar com lutadores reservas para suprir qualquer ausência. Em uma lista de possíveis lutadores para cumprir esse papel, a companhia citou os nomes de Brent Primus, Islam Mamedov, Peter Queally, Gadzhi Rabadanov, Archie Colgan, Jay Jay Wilson e Max Rohskopf, destacando a alta profundidade do elenco.
O próximo evento
O Bellator inicia sua temporada de eventos em fevereiro, no dia 2, com uma revanche entre Ryan Bader e Fedor Emelianenko, valendo o título dos pesos-pesados. O show também vai contar com Johnny Eblen x Anatoly Tokov pelo cinturão dos médios. Além disso, o card ainda terá confrontos como Neiman Gracie x Michael Lombardo, Lorenz Larkin x Mukhamed Berkhamov, Sabah Homasi x Brennan Ward e Diana Avsaragova x Alejandra Lara.
Foto destaque: Divulgação/Bellator