“Amigos, amigos… Negócios à parte?” Para Merab Dvalishvili, o ditado popular não se aplica. Destaque do UFC Las Vegas do último sábado (11), o georgiano bateu Petr Yan em atuação dominante e de cinco rounds e se credenciou para uma chance pelo cinturão dos pesos-galos (até 61,2 kg). A luta pelo cinturão, no entanto, é improvável em um futuro próximo.
Dvalishvili é amigo pessoal de Aljamain Sterling e descarta qualquer possibilidade de combate no UFC. A ‘Máquina’, como é conhecido, tem relação próxima e é companheiro de treinos do campeão na ‘Serra-Longo Fight Team‘. Merab foi amparado por Sterling em sua chegada aos Estados Unidos. Conheceu lugares, comidas e ambientes. Dentro do octógono, evoluiu seu jogo e bateu grandes nomes. Em posição de destaque, ele descarta qualquer possibilidade de encarar o amigo.
— Aljo (Aljamain Sterling) e eu nunca iremos nos enfrentar. Somos bons amigos e não vamos nos desafiar. Acredito que ele vá ser campeão por muitos anos e eu tenho que ganhar mais umas lutas para merecer a chance pelo cinturão. Vamos descobrir isso, mas nunca nos enfrentaremos. Escrevam isso: nunca vamos entrar em um octógono um contra o outro.
Gonna drop a damn hammer ? in 23 days ??
3 hard RDs with #ROC Champ, Merab D. to push me for my fight.https://t.co/HFaudCNGQ8#April15! pic.twitter.com/C1XouTvT70— Aljamain Sterling (@funkmasterMMA) March 24, 2017
Sterling cogita mudar de divisão
A gratidão acontece nos dois lados envolvidos na história de amizade. Campeão linear dos pesos-galos (até 61,2 kg), Aljamain Sterling tem encontro marcado para encarar Henry Cejudo no UFC 288, em maio.
Apesar do posto de número um, o norte-americano cogita abrir mão do título e subir aos pesos-penas (até 65,7 kg), apenas para dar a oportunidade de Merab Dvalishvili fazer história como o primeiro georgiano a deter um título no Ultimate.
— Após a próxima vitória de Merab, eu provavelmente vou subir (de categoria) para ceder a ele sua chance de fazer história para a Georgia por ganhar um título mundial. Ele vai figurar isso para fora.
After Merab’s next win, I will probably have to move up, to allow him his chance that he earned, to make history for Georgia ?? to win a world title. We will figure it out. https://t.co/buDwgCSObs
— Aljamain Sterling (@funkmasterMMA) May 31, 2022
Dana White na bronca
A lealdade de Merab a Aljamain pode ser vista com bons olhos por parte da comunidade do MMA, mas é desaprovada por Dana White. No media day da primeira temporada da ‘Power Slap’, liga de tapas na cara, o presidente do UFC diz que o georgiano pode perder sua oportunidade dos sonhos.
— Vocês podem ser amigos, mas podem querer o que seus amigos têm. Seria uma ideia ruim deixar isso passar. Merab (Dvalishvili) quer a oportunidade pelo título ou prefere que outros caras, abaixo dele, ultrapassem na fila? Ele teria que passar por caras duros e sem lutar pelo cinturão, mesmo sendo o próximo da fila. É uma decisão pessoal que ele precisa conhecer.
Com estilos de jogo semelhantes, Merab Dvalishvili e Aljamain Sterling se destacam na divisão dos pesos-galos por suas intensidades, pegadas na trocação e qualidades na luta agarrada.
O georgiano deve assumir a primeira colocação na categoria, enquanto o norte-americano tenta manter o trono contra Henry Cejudo. Os dois lutadores, inclusive, têm planos de treinarem juntos para o próximo embate do campeão.