Aos 34 anos, Alex Morgan já cravou seu nome entre as grandes jogadoras do futebol feminino dos Estados Unidos. Porém, com a disputa da Copa do Mundo de 2023, que será realizada na Austrália e na Nova Zelândia, a atacante tem chances de cravar de vez seu nome no esporte.
Morgan disputará a sua quarta Copa do Mundo Feminina e, tendo saída campeã dos Mundiais de 2015 e 2019, ela pode ajudar a seleção dos Estados Unidos a conquistar o tricampeonato, um feito inédito na história do futebol.
– Evidentemente, nós queremos entrar na história, isso seria formidável. Temos 14 jogadoras que estão participando pela primeira vez de um Mundial e consideramos que será um torneio sem relação com os anteriores –, explicou Morgan, com cautela, sobre as chances de os Estados Unidos conquistarem mais um Mundial.
Além do bicampeonato em Copas do Mundo, Alex Morgan também conquistou a medalha de Ouro com a seleção americana em Londres 2012 – e o Bronze em Tóquio 2020.
Por clubes, Alexandra Patricia Morgan Carrasco, nascida em Diamond Bar, Califórnia, fez sua estreia pelo Western New York Flash, após se formar pela Universidade de Berkley e ter sido recrutada na com a primeira escolha em 2011. Nos Estados Unidos, ela ainda passou por clubes tradicionais como Seattle Sounders, Portland Thorns (onde venceu a liga feminina) e Orlando Pride.
A americana também chegou ao futebol europeu, onde atuou em clubes como o Lyon, e o Tottenham. Na França, conquistou a Champions League feminina, em 2017. Atualmente, joga pelo San Diego Wave FC.
Mesmo que a sua geração esteja se despedindo dos principais palcos do mundo – sua companheira, Megan Rapinoe, anunciou a sua aposentadoria recentemente -, Morgan afirma que se sente bem e não tem planos de se despedir do jogo. ‘No momento, eu estou jogando uma temporada por vez. Meu corpo se sente bem e eu sinto que estou vivendo o momento, então não estou olhando muito para frente’, afirmou.
Gonna miss these hugs🫶 pic.twitter.com/5Tk2MXbmp8
— Alex Morgan (@alexmorgan13) July 8, 2023
Conteúdo
Jogos dos Estados Unidos na 1ª fase da Copa do Mundo
Jogos dos Estados Unidos
- Estados Unidos x Vietnã – 21 de julho, às 22h
- Estados Unidos x Holanda – 26 de julho, às 22h
- Portugal x Estados Unidos – 1º de agosto, às 4h
Convocação dos Estados Unidos para a Copa do Mundo
Goleiras
- Alyssa Naeher – Chicago Red Stars
- Casey Murphy – North Carolina Courage
- Aubrey Kingsbury – Washington Spirit
Defensoras
- Alana Cook – OL Reign
- Naomi Girma – San Diego Wave FC
- Emily Sonnet – Washington Spirit
- Kelley O'Hara – Sky Blue FC
- Emily Fox – North Carolina Courage
- Crystall Dunn – Portland Thorns FC
- Sofia Huerta – OL Reign
Meio-campistas
- Rose Lavelle – OL Reign
- Lindsey Horan – Olympique Lyonnais
- Andi Sullivan – Washington Spirit
- Julie Ertz – Angel City FC
- Kristie Mewis – Sky Blue FC
- Ashley Sanchez – Washington Spirit
- Savannah DeMelo – Racing Louisville FC
Atacantes
- Sophia Smith – Portland Thorns FC
- Alex Morgan – San Diego Wave FC
- Megan Rapinoe – OL Reign
- Lynn Williams – Sky Blue FC
- Trinity Rodman – Washington Spirit
- Alyssa Thompson – Angel City FC