Seleção Americana faz proposta por Zidane

Jamis Gomes Jr. | 10/01/2023 - 21:01

Seleção Americana faz proposta por Zidane. Fato é que Gregg Berhalter teve seu nome vinculado a uma possível saída do comando técnico da Seleção Americana, mas esse assunto parece cada mais frio. Em todo caso, a seleção dos Estados Unidos procurou Zidane, ex-técnico do Real Madrid e que também foi procurado pela Seleção Brasileira. Confira detalhes.

Seleção Americana faz proposta por Zidane

Muito da especulação de que Berhalter sairia do comando técnico estadunidense era devido às rugas durante e após a Copa do Mundo. Cabe lembrar que Gregg teve desapontamentos internos que foram vazados com, por exemplo, a falta de comprometimento nos treinos durante o Mundial por parte de Giovanni Reyna. Dentro dessa quebra de silêncio, a lenda do futebol estadunidense, ex-camisa 10 da Seleção Americana e pai de Giovanni Reyna, Claudio Reyna, não gostou da maneira que foi gerida os assuntos internos do grupo.

Enfim, após a Copa do Mundo as críticas vieram a flor da pele. Reforçando que os Estados Unidos serão um dos países sedes na próxima Copa do Mundo de 2026, os gestores, mas especialmente a mídia norte-americana, fez enquetes sobre a permanência de Berhalter para esse próximo ciclo, sendo de longe o mais forte, competitivo e ambicioso da Seleção Americana.

Até por esses mal-estares envolvendo o nome de Gregg Berhalter, a federação estadunidense considerou algumas alternativas, dentre as quais Zinedine Zidane estava incluído.

Fato é que para Thierry Henry, Zidane tinha outro objetivo em mente. O ex-companheiro de Seleção Francesa de Zizou disse que não vê Zidane interessado em qualquer outro trabalho como técnico além de comandar a Seleção Francesa.

No entanto, após vice-campeonato no Mundial do Catar, a Federação Francesa de Futebol viu com bons olhos permanecer com Didier Deschamps e próprio aceitou estender o vínculo. Logo, se de fato o único desejo de Zidane era assumir o comando técnico da França para esse ciclo de 2026, a possibilidade evaporou oficialmente.

Enfim, os Estados Unidos seguem com Berhalter, mas já procuraram outros nomes como Marcelo Bielsa, Jesse Marsch e Pep Guardiola. Enquanto não há novidades, Gregg parece cada vez mais fixo nesse ciclo, algo que o próprio técnico já demonstrou interesse.

Com Gregg Berhalter ou não, a Seleção Americana inicia seu novo ciclo, agora como uma das anfitriãs, sem a fase de qualificação. Logo, os testes serão apenas por amistosos, Copa Ouro, Liga das Nações da Concacaf e possíveis participações como convidado na Copa América e Copa Asiática, por exemplo.

Zidane na Seleção Brasileira?

“Zidane no Brasil? Eu não me importo! Se ele tentou me encontrar? Claro que não, eu nem teria atendido o telefone.” – disse Noël Le Graët, presidente da Federação Francesa de Futebol à emissora francesa RMC.

De fato, a Seleção Americana procurou Zizou, assim como a Seleção Brasileira, Seleção Portuguesa (antes de fechar com Roberto Martínez, ex-técnico da Seleção Belga), além de alguns clubes. Dentre as propostas de clubes, Juventus foi o que mais teve seu nome vinculado, porém nunca houve avanço nas tratativas.

Quando o presidente da Federação Francesa de Futebol, Noël Le Graët, foi perguntado sobre próximo trabalho de Zidane (incluindo as opções da França e Brasil), o presidente disse não se importar com seu futuro de modo mais áspero.

Imediatamente, personalidades do futebol mundial e francês trataram de sair em defesa de Zidane, dentre os nomes, estava a cara da Seleção Francesa, Kylian Mbappé. Enfim, Mbappé disse que Zidane e França são o mesmo e que não se deve desrespeitar lendas como Zizou.

+ Confira também: Sem tempo a perder! Seleção Americana já planeja novo ciclo

 

Foto destaque: Divulgação/GQ

Escrito por Jamis Gomes Jr.
Sou dicente em licenciatura de Literatura Inglesa no momento. Ao fim da discência, curso superior de jornalismo, aqui vou eu! Amante de esportes - especialmente futebol - e o que eles podem proporcionar. Prazer, sou Jamis Gomes Jr. e estarei aqui no Quinto Quarto BR com vocês nas notícias das nossas queridas NBA, MLS, NFL, NHL, MLB e MMA.