Afastado da mídia desde a derrota para o Miami Heat nas finais da Conferência Leste, Jayson Tatum voltou aos holofotes para criticar uma prática muito comum na NBA.
O principal astro do Boston Celtics detonou a forma como alguns jogadores são poupados de jogos considerados menos importantes ao longo da temporada regular e, sem querer, acabou humilhando o Charlotte Hornets.
— Não é porque estamos jogando em uma segunda-feira, contra os Hornets, com transmissão apenas no NBA League Pass e sem ninguém assistindo, que eu vou descansar—, disparou ele, durante um evento da Nike.
A forma como Tatum se referiu à franquia de Charlotte deu a entender que os confrontos contra eles não têm tanta importância assim, já que há algumas temporadas, a equipe acaba com uma das piores campanhas da liga —senão a pior.
— Não é isso que os melhores jogadores fazem. Tem que competir, jogar basquete, dar o devido valor—, completou o ala-pivô, que sonha em conquistar o prêmio de MVP.
O sonho de Tatum
A crítica de Tatum é condicente com seu próprio comportamento como jogador da NBA, já que ele foi um dos mais ativos na temporada regular de 2022-23 ao participar de 74 dos 82 jogos da tabela.
Ainda assim, o jogador ficou em 4º lugar na corrida pelo maior prêmio individual da liga, vencido por Joel Embiid, que participou de 66 partidas.
🔥 44 PTS | 9 REB | 6 AST | 5 3PM 🔥
Jayson Tatum was NEXT LEVEL as he battled LeBron and AD in the @celtics OT win! #BleedGreen pic.twitter.com/VpV2mFVoui
— NBA (@NBA) December 14, 2022
As novas regras estabelecidas para a temporada de 2023-24 são favoráveis à postura de Jayson; para concorrer ao prêmio de MVP e outros reconhecimentos individuais, os jogadores terão que disputar, no mínimo, 65 partidas até o fim da temporada regular.
Ja Morant, por exemplo, não poderá concorrer a nenhum destes prêmios por causa da suspensão de 25 jogos por mostrar uma arma nas redes sociais pela segunda vez.
Os jogadores que se machucarem também podem perder a chance de concorrer aos prêmios da NBA, não importando o quão bem eles jogam quando estão saudáveis. Se somarem 18 desfalques, ficarão de fora da corrida.