MLB

MLB tem recorde de jogadores nascidos fora dos EUA nos elencos do Opening Day

MLB bolas

(Crédito: Instagram/reprodução)

Além de marcar o início da temporada, o Opening Day foi um dia de recorde na Major League Baseball. Nos elencos de 25 jogadores e lista de jogadores inativos das equipes no seu primeiro dia de temporada (domingo (02) ou segunda (03)), 259 atletas não nasceram nos Estados Unidos, algo que nunca aconteceu, anunciou a liga em comunicado.

Os 259 jogadores que nasceram fora dos Estados Unidos representa 29,8% do total de 868 atletas (749 ativos e 199 na disable list, suspensos ou restritos). Além disso, esse número representa um recorde de países e territórios que não os Estados Unidos, 19. Entre 1998 e 2016, este último número era de 18 países e territórios. A marca de 259 jogadores que não nasceram na Estados Unidos supera os 246 dos elencos de Opening Day de 2007.

Como é de praxe desde que a Major League começou a divulgar os dados dos jogadores em 1995, a República Dominicana lidera a liga, cedendo 93 jogadores que não nasceram nos Estados Unidos. O segundo lugar é da Venezuela (77, o que é a maior marca da história do país) e a terceira colocação é de Cuba (23). Completando essa lista estão Porto Rico (16); México (9); Japão (8); Canadá (6); Coréia do Sul (5); Curaçao (4); Nicarágua (4, ultrapassando a maior marca anterior de três em 2012 e 2014); Panamá (3); Austrália (2); Brasil (2 – Yan Gomes e Paulo Orlando); Colômbia (2); Aruba (1); Alemanha (1); Holanda (1); Taiwan (1); e Ilhas Virgens (1).

Jogador do Minnesota Twins, Max Kepler, nascido em Berlim, Alemanha é o primeiro jogador do país europeu a sair do Elite Camp da Europa e aparecer no elenco da abertura da temporada da MLB. Didi Gregorius, shortstop dos Yankees, é o primeiro holandês a aparecer em três anos consecutivos no elenco do Opening Day.

O Texas Rangers lidera as equipes com mais estrangeiros, com 14 jogadores nascidos fora dos Estados Unidos. O time texano é seguido por San Diego Padres (12), Seattle Mariners (12), Chicago White Sox (11), Cleveland Indians (11), Los Angeles Angels (11) e Philadelphia Phillies (11). O Kansas City Royals tem oito jogadores nascidos em países ou territórios que não os Estados Unidos e lidera a MLB nesse quesito. Eles são seguidos pelo Los Angeles Dodgers (7) e Seattle Mariners (7).

O Cleveland Indians, Pittsburgh Pirates e Rangers cada um tem seis jogadores da República Dominicana, enquanto o Colorado Rockies, Detroit Tigers, Phillies e Padres cada um tem seis jogadores nascidos na Venezuela.

Comments
To Top