Entrevistas

Exclusivo: Jonas Bilharinho fala do futuro, apelido e última luta no LFA

Exclusivo: Jonas Bilharinho fala do futuro, apelido e última luta no LFA

Antes mais nada, Jonas Bilharinho vem se destacando por suas grandes atuações no MMA mundial. Além disso, o brasileiro superou recentemente Pedro Lopes por decisão unanime. Contudo, Jonas reservou uma espaço na sua agenda após a luta para conversar com a equipe do Quinto Quarto.

Mais uma vez você exibiu uma trocação de um nível altíssimo, com muita contundência e alta variedade de golpes. Como você considera seu nível hoje na luta em pé?

“Eu treino trocação a muito tempo! Eu treino desde os três anos, comecei no Karatê já passei por várias artes de strike. Porém, tenho um estilo bem misto, não sei se posso dizer que é único. Só sei o que eu desenvolvi não foi copiando ninguém, eu fui observando coisas e mudando outras para tentar adaptar pro meu biótipo meu tipo de mecânica e inteligência corporal”, afirmou Bilharinho antes de seguir com seu comentário.

“Mas cara, eu acho que tenho muita coisa para mudar e melhorar! Ainda desgosto de muita coisa no meu jogo em pé. Além disso, sei que vai ter muita gente dizendo: “A lá, ta querendo pagar de modesto! Pagar de Humilde!” Mas é verdade! Para onde eu estou olhando eu tenho muito que aprimorar e preciso de um jogo mais versátil que meu jogo é. Ainda mais,  acho que de certa forma apesar de ter um leque bem grande de golpes. Todavia, ainda acho meu jogo limitado de certas formas e tenho toda pretensão de quebrar cada uma das minhas limitações e ter o jogo mais versátil possível”, finalizou Jonas.

O adversário tentou por muitas vezes te derrubar e você mostrou uma ótima defesa de quedas, você treinou muito esse fundamento para a luta?

“Eu por ser um striker e ser uma pessoa adepto ao Sprawl and Brawl que basicamente é defender queda e meter a porrada em pé. Eu sei que maioria das pessoas ou vai ser um grappling ou uma pessoa que provavelmente vai virar grappling durante a luta. Logo, eu sempre estou pronto para defender queda caso precise.”

“Até mesmo isso eu quero quebrar no meu jogo e iniciei isso nessa luta foi pro chão duas vezes por iniciativa minha quero deixar meu jogo mais versátil não somente em pé, mas em todas as áreas quero ficar que meus oponentes fiquem na dúvida se vou trocar com eles, colocar para baixo e se vou querer empurrar eles na grade. Quero que as pessoas não saibam mais que tipo de jogo eu vou fazer. Além disso, quero que as pessoas entrem para lutar comigo e encontrem um strike que vai defender quedas a todo custo.”

Você se surpreendeu com a capacidade de absorção de golpes do seu adversário?

“Cara, acho que é quase que inegável que todo mundo se surpreendeu com isso e algo que estatisticamente é impar! Para pensar quantas lutas teve na história do MMA, no total de lutas que teve na história em apenas duas o placar foi 30 a 24 unanime. Duas vezes na história isso aconteceu, uma a nove anos no Bellator e outra agora no LFA , que entrou para história. Porém, muito honrado de fazer parte disso! Então, não tem como se surpreender com a capacidade daquele menino, então mede a qualidade de um atleta não como ele se comporta em um terreno favorável, mas sim como ele se comporta em um terreno desfavorável”, frisou o brasileiro.

“Esse menino o baba yaga ele pode ter tomado dois 10 x 8. Mas no 3º round foi o que ele mais tentou me bater, onde ele mais conseguiu acertar minha guarda e ele estava progredindo em um território de maior adversidade. E absurda a capacidade de absorver golpes e resiliência mental daquele rapaz, eu anseio pelos próximos passos da carreira dele. Ele conte com minha torcida a partir de hoje, pode contar com minha torcida o Baba Yaga”.

Após essa grande exibição, o próximo passo é uma nova luta pelo cinturão do LFA?

“Caramba, uma coisa é como a realidade vai se apresentar uma coisa é minha expectativa e que eu gostaria. Então, vamos lá! O que vai ser eu não sei! O próximo adversário que o evento me der eu vou aceitar e vou ganhar dele. Agora que eu gostaria , claro que gostaria que minha luta fosse pelo cinturão”.

 Qual é a origem do seu apelido Joshua?

“Então, eu já tive um apelido que foi Speed, foi um apelido que veio meio que por ego. Fui perguntando para as pessoas qual apelido que se salientava. Muitas pessoas falaram em velocidade então pensei no óbvio. Em Speed botei! Passou essa época, me aposentei ! Voltei quatro anos depois e eu meio que estava me destruindo interiormente para me construir e uma imagem que me associava a ela. Ai veio o Jonas Shiva aquele que estava tentando destruir para reconstruir-se”.

“Mas eu passei a entender de forma diferente  o fato de me chamar de Shiva e não me identifiquei mais com isso e abri mão do apelido. Ai resolvi perguntar aquele que sabe de todas as coisas como ele gostaria que me chamasse, então ele já estava me dando um nome de guerra a um tempo e eu não estava percebendo. Tinha uma amiga espiritual minha Deise. Ela tinha mania de dar nomes bíblicos as pessoas para simbolizar o propósito da pessoa e ela sempre me chamou de Josué. Ai um belo dia quando fui orar a Deus por um apelido e estava disposto de abrir de apelido falei inclusiva: Papai, se você quer que eu seja só Jonas Bilharinho, assim seja não tenho nenhuma vergonha e nem desgosto do nome que o senhor me deu”.

“Ai logo depois Deise me liga e diz : Josué estou te ligando para te lembrar que você é Josué! Que você vai atravessar o deserto, vai conduzir o povo a glória, que você é um dos maiores guerreiros que terra conheceu e vai conhecer e que você vai conquistar a terra de Canaã. Ela sempre falava do deserto, de ser um exemplo e que eu ser um líder que conduziria de certa forma as pessoas”.

“Nesse dia ela trouxe uma questão nova, a conquista da terra de Canaã, eu disse: “Caramba Deise que negocio é esse da terra de Canaã?”   Josué foi o sucessor de Moises que tirou o povo do deserto e levou a terra de Canaã que o nome da terra prometida. Quando a Deise me disse isso eu estava com uma luta no Contender marcada e nome do meu oponente era Canaã. Meu irmão, papai estava me dando um nome esse tempo todo e eu só coloquei ele inglês Joshua é Josué em inglês”.

Foto destaque: Reprodução / Arquivo pessoal

Popular

Copyright © 2015-2021 - https://www.quintoquartobr.com/

+18 Jogue com responsabilidade


Copyright QuintoQuartoBR

To Top